Moradores do Padre Ulrico apresentam proposta de revitalização do bairro

28 de janeiro de 2014

Lideranças do bairro se reuniram com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, que propôs um calendário de ação para o bairro

Obras de melhoria das condições urbanísticas estão entre as principais propostas apresentadas por uma comitiva de lideranças do bairro Padre Ulrico ao prefeito em exercício, Eduardo Scirea. O grupo se reuniu com a Prefeitura nesta quarta-feira e demonstrou organização na apresentação de uma pauta de reivindicações que segundo alguns integrante visa “melhorar a auto-estima dos moradores do bairro”.

Entre as propostas apresentas está a construção de um parque ambiental, a desapropriação de moradores que estão em área de invasão e a instalação de uma Unidade Paraná Seguro (UPS) no bairro. Os moradores pediram ainda a construção de uma perimetral ligando a cidade Norte através de ponte entre o Jardim Itália e o Padre Ulrico, que seguiria até a PR-566, na saída parta Itapejara, além de melhorias em calçadas e asfalto.

“A execução destes projetos é fundamental para darmos uma nova cara ao bairro e melhorar a auto-estima dos moradores”, disse o presidente da Associação de Moradores, Lauri Toassi. Para o professor Luiz Carlos Flávio, que estuda a questão da urbanização, o Padre Ulrico tem ficado fora da agenda governamental e precisa de mais atenção. “O Estado está ausente no bairro, precisamos criar essa agenda positiva, de renovação urbanística, para que as pessoas que lá residem tenham um novo estado psicológico, mais otimista”, resumiu.

Atualmente o Padre Ulrico concentra cerca de 10% da população da cidade. Estigmatizado ao longo dos anos por concentrar moradores de baixa renda em conjuntos habitacionais, hoje o bairro sofre também com a criminalidade.

Para Scirea, o ideal é discutir de forma segmentada os problemas do bairro, para que a Prefeitura tenha condições de agir de forma técnica. “A gente precisa envolver os moradores e autoridades para discutir os assuntos, mas de forma específica e não generalizados”, destacou. Scirea sugeriu reuniões para debater a assistência social, segurança, mobilidade e lazer e elaborar um calendário com plano de ação para suprir as demandas do bairro.

O prefeito em exercício comentou ainda sobre os investimentos que o Padre Ulrico receberá, como o Centro de Eventos e um novo espaço esportivo e que em 30 dias será instalado o semáforo no cruzamento da PR-180 com a rua Marília, que dá acesso ao bairro. O vereador José Brizola também acompanhou o encontro.