Liberados recursos para projeto de combate a enchentes

16 de novembro de 2017

A quinta-feira, 16 de novembro, se tornou um dia histórico para o município de Francisco Beltrão. O Governador Beto Richa e o prefeito Cleber Fontana assinaram o convênio que prevê investimentos de R$ 46.669.564,20  para obras de drenagem e contenção de cheias no Rio Marrecas. O projeto pioneiro no Paraná, que prevê inclusive a construção de um túnel de escape das águas, foi elaborado pelo Instituto das Águas do Paraná.

Durante a solenidade de assinatura, realizada no Espaço da Arte, o prefeito Cleber Fontana enalteceu a decisão do Governador Beto Richa em realizar o maior investimento da história do município. Também comentou sobre a importância da força política do município, principalmente através dos deputados Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa, e Wilmar Reichembach. Beto Richa por sua vez apresentou um relato dos muitos investimentos que vem realizado em Beltrão e enfatizou que isso é fruto do alinhamento da administração municipal com o Governo do Estado.

No ato da assinatura do convênio já foram liberados R$ 30 milhões. O restante do dinheiro está garantido para o decorrer de 2018. Outros R$ 52.300,00 foram liberados para a perfuração de dois poços artesianos no interior do município, nas comunidades de Linha Macagnan e Vila Rural Água Viva. Neste caso a contrapartida da prefeitura será de R$ 20.200,00.

Além do Governador e do prefeito Cleber, acompanhado da primeira dama Joice, participaram da frente de honra as seguintes autoridades: deputado federal Osmar Serraglio; deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembléia Legislativa), Wilmar Reichembach e Paulo Litro; secretário estadual de Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti; presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iran Rezende; prefeitos Jaimir Gomes (Marmeleiro), Maurício Baú (Salto do Lontra), Caetano Alievi (Manfrinópolis), Elton Pfeiffer (Salgado Filho), Dito Storch (Bela Vista da Caróba), Agilberto Perin (Itapejara do Oeste), Vadeco (São João) e Nilson Feversani (Bom Sucesso do Sul); Luiz Miola, vice-prefeito de Verê; Vilmar Cordasso, ex-prefeito de Francisco Beltrão; Vereadores beltronenses Elenir Maciel (presidente da Câmara), Fran Schmitz, Lourdes Pazzini, Leo Garcia, Dile Tonello, Silmar Gallina, Rodrigo Inhoatto, Pedro Tufão e José Carlos Kniphoff; Padre Airto Grespan; Pastor Fernando Alberto Araujo; delegado chefe da 19ª SDP, Valderes Scalco; Major Edson Cechinel, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar; Major Schinda, comandante do Corpo de Bombeiros e o capitão Batista, comandante da 6ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual.