Governo do Estado recebe projeto do Aeroporto Regional

9 de dezembro de 2019

O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu nesta segunda-feira (09) o projeto de construção do Aeroporto Regional do Sudoeste. Prefeitos, empresários e representantes da região apresentaram, em reunião no Palácio Iguaçu, detalhes do terminal que seria erguido em Renascença. De acordo com estudos da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), o complexo aéreo teria capacidade para incrementar o desenvolvimento de uma área que abrange 102 municípíos do Paraná e Santa Catarina, impactando diretamente 1,2 milhão de pessoas. Curitiba,09/12/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

O prefeito Cleber Fontana  e o vice-prefeito Antonio Pedron, de Francisco Beltrão, juntamente com lideranças políticas e empresariais do Sudoeste, participaram nesta segunda-feira (09), em Curitiba, de audiência com governador Carlos Massa Ratinho Junior para apresentação do projeto  do Aeroporto Regional do Sudoeste, que deve ser construído em Renascença.

O complexo aéreo visa incrementar o desenvolvimento de uma área que abrange 102 municípios do Paraná e Santa Catarina, com população de 1,2 milhão de pessoas. Durante o encontro o governador autorizou a assinatura de um termo de compromisso entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligado ao Ministério da Infraestrutura, para a continuidade dos estudos de viabilidade econômica e estrutural para a implantação do aeroporto.

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste (AMSOP),  prefeito Mauro Cenci, presente no encontro, informou que a entidade tem a sinalização de que o Governo Federal pode colaborar com a elaboração do projeto executivo, com valor estimado de R$ 3 milhões. O custo total da obra é de R$ 120 milhões para o aeroporto que será um importante instrumento para o escoamento de cargas e o transporte de passageiros.

Além do governador e das lideranças do Sudoeste, participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os deputados estaduais Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Luersen e Wilmar Reichembach e os deputados federais Vermelho e Toninho Wandscheer.

Fotos – Jaelson Lucas (Agência de Notícias do Paraná)