Em Secção Jacaré, prefeito Cantelmo Neto autoriza 6ª escola e calçamento ligando a Bom Sucesso

30 de setembro de 2015

A comunidade de Secção Jacaré irá ganhar a sexta escola anunciada pelo governo municipal de Francisco Beltrão em menos de dois anos. A ordem de serviço que autoriza o início das obras da nova escola Epitácio Pessoa foi assinada na noite desta quarta-feira (30) pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, em evento que também autorizou obras de pavimentação ligando a comunidade até a divisa do município de Bom Sucesso do Sul.

No evento, o presidente da associação de moradores, Leonir Dalazen, destacou que as melhorias representam o maior investimento já feito pelo poder público na comunidade. “Estamos sendo muito valorizados e nos sentimos privilegiados em ter duas demandas antigas desta região do município sendo resolvidas”, frisou o líder comunitário.

A nova estrutura da escola será construída com recursos do Ministério da Educação que somam mais de R$ 900 mil, em terreno adquirido pela Prefeitura neste ano, e terá seis salas com capacidade para 36 alunos cada, refeitório, cozinha e ala administrativa, totalizando 850 m2de área construída. Atualmente, o prédio da escola enfrenta problemas com umidade e alagamentos por estar em nível inferior ao da rua.

Na Epitácio Pessoa são atendidos 120 alunos de sete comunidades, inclusive com oferta do 6º ao 9º ano. O investimento no setor, segundo a diretora Claudia Mattei, “valoriza a educação do campo e vai na contramão de tendências de fechamento das escolas do interior”. Além de Secção Jacaré, Nova Concórdia e Rio Tuna também terão novas escolas municipais, que já estão em construção.

“Calçamento aproxima Beltrão e Bom Sucesso”

O prefeito de Bom Sucresso do Sul, Celso Pilonetto, também participou do evento e elogiou a iniciativa do colega e prefeito Cantelmo Neto em investir no que caracterizou como uma aproximação entre Beltrão e Bom Sucesso do Sul. “Tem muita gente de Bom Sucesso que estuda em Beltrão, vem consultar ou fazer procedimentos de saúde, procura serviços estaduais e federais e também o comércio; com a melhoria desse trajeto, certamente mais gente virá e os dois municípios sairão ganhando”, sintetizou o prefeito.

A pavimentação contemplará um trecho de 4,3 km entre o distrito de Jacaré e a ponte sobre o Rio Santanta, na divisa dos dois municípios. Parte dos recursos para a obra (R$ 240 mil) é do Ministério da Integração Nacional e foi viabilizada através de emenda do deputado Nelson Meurer; o restante (R$ 483 mil) é a contrapartida com recursos próprios da Prefeitura.

Gestão descentralizada

Para o prefeito Cantelmo Neto, os investimentos em Secção Jacaré são uma característica do governo municipal, que nos últimos dois anos vem adotando um modelo de gestão que contempla as comunidades do interior e bairros.

“Beltrão tem um papel macrorregional importante, mas não pode esquecer da gente que vive, mora e trabalha nos bairros e no interior e é isso que estamos fazendo: levando serviços públicos como escolas, unidades de saúde e melhorias onde elas precisam estar, próximos das pessoas”, afirmou Neto.