DER confirma normalidade nas obras do Contorno

5 de outubro de 2018

Nesta sexta-feira (05) o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) emitiu uma nota oficial garantindo que as obras para a construção do Contorno Noroeste, em Francisco Beltrão, estão sendo realizadas de forma normal. A medida foi tomada em função de boatos sobre uma possível paralisação dos trabalhos.

O DER esclarece alguns fatores podem reduzir o ritmo dos serviços, mas sem causar a paralisação. Entre eles estão as negociações para desapropriação das áreas afetadas pelo traçado do contorno, intervenções em área urbanizada que exigem alterações no trânsito, remanejamento de postes, de redes de esgoto e de abastecimento de água, assim como o período de chuvas na região.

O órgão salienta que os trabalhos estão sendo realizados normalmente, conforme o previsto no cronograma e que há previsão de aumento no ritmo de execução da obra com o avanço das frentes de serviços nos setores não urbanizados.

O projeto do contorno começou a ser executado em fevereiro deste ano. Atualmente está sendo feita a terraplenagem e os dispositivos de drenagem pluvial. A ligação de 5,2 quilômetros da PR-180 com a PR-483 beneficiará cerca de 200 mil pessoas de 15 municípios da região. A obra conta com um investimento inicial de R$ 30,6 milhões e vai resolver os conflitos de tráfego que existem no local, reduzindo distâncias e garantindo a segurança de motoristas e moradores.

Conforme o projeto, o contorno terá duas faixas, além de acostamentos com 2,5 metros de largura e mais de dois quilômetros de terceiras faixas. Serão implantados ainda quatro viadutos: nos entroncamentos com as rodovias PR-180 e PR-483, no Distrito Industrial Irineu Montemezzo, na Linha São Marcos e na Estrada Velha do Picadão. Também será construída uma ponte de 60 metros de comprimento sobre o Rio Santa Rosa.




Pular para o conteúdo