Defesa Civil lança Plano de Contingência

20 de fevereiro de 2018

Nesta quinta-feira, dia 22, às 10h00, no auditório da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município e a administração municipal fazem o lançamento do novo Plano de Contingência Municipal, que foi atualizado para o período 2017/2020. Esta reformulação é feita a cada quatro anos. Desta vez o levantamento de dados e de sugestões de ações ocorreu no decorrer de 2017.

O objetivo é identificar a vulnerabilidade das áreas de atenção do município e estar preparado para atender o que determina a lei que dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. No plano constam todas as áreas de risco de alagamentos, inundações ou deslizamentos. Este mapeamento permite ações preventivas e agiliza o atendimento em caso de algum desastre. Ele preconiza a preservação e socorro a vida, estabilização da situação crítica, além da proteção da propriedade e do meio ambiente.

De acordo com o subtenente Marcos Gross (foto), coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, no ano passado 561 residências foram afetadas por alagamentos em Beltrão, 58 por deslizamentos e 815 casas por inundações. Estes eventos climáticos juntos afetaram quase seis mil pessoas. “O plano é composto por todas as áreas de risco e direciona a prevenção e as medidas de mitigação a serem tomadas pelos órgãos de segurança para auxiliar as pessoas atingidas por intempéries da natureza”, comenta Gross.