Conferência debate enfrentamento do câncer de mama

29 de agosto de 2019

A primeira dama de Francisco Beltrão, Joice Fontana, e a presidente do Grupo Mão Amiga (que presta atendimento gratuito para a mulheres que estão em tratamento de câncer), Juceney Da Caz,  participaram em São Paulo da 8ª Conferência  Nacional de Lideranças Femininas realizada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), contando com apoio do Hospital Moinho de Vento.

Quase 100 mulheres de todo o Brasil, entre lideranças políticas, de entidades e ONGs debateram estratégias de acesso ao diagnóstico ágil e tratamento adequado às pacientes com câncer de mama. Primeiras damas, deputadas federais e estaduais, vereadoras, secretárias de saúde e prefeitas trataram de questões sociais e econômicas que visam combater a segunda maior causa de mortalidade entre mulheres no Brasil.

Joice relata que o evento busca sensibilizar a comunidade de todo o país sobre a urgência da adoção de políticas públicas que possam melhorar o atual cenário do câncer de mama. “Uma das principais decisões é que a oncologia precisa ser uma questão primária nas unidades de saúde de todo o Brasil para que o problema seja diagnosticado o mais precocemente possível, o que ajuda a eficácia do tratamento”, comente a primeira dama.

Durante a conferência foram realizadas importantes palestras, além dos trabalhos em grupos para a busca de sugestões de solução dos problemas. As oncologistas Andrea Shimada, do Hospital Sírio Libanês e Maria Del Pilar Estevez Diz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, foram algumas das palestrantes. “Participar de um evento tão importante como esse fortalece o trabalho que realizamos aqui em Francisco Beltrão”, define Juceney.