Comércio volta a fechar em Beltrão

31 de março de 2020

No final da tarde desta terça-feira (31) o prefeito Cleber Fontana anunciou que a partir desta quarta-feira, dia 1º de abril, somente os serviços essenciais funcionarão em Francisco Beltrão. Com isso o comércio volta a fechar. O prefeito revogou o Decreto Municipal 161, editado no dia 27 de março e determinou que volte vigorar o Decreto 156, editado no dia 19 de março. A medida vale até o próximo sábado, dia 04 de abril, quando o panorama volta a ser analisado para que seja definido se o comércio poderá voltar a prestar atendimento ao público.

“Na última sexta-feira (27), quando tomamos a decisão de liberar o comércio, tínhamos uma realidade que foi totalmente alterada neste início de semana. Tivemos a confirmação do primeiro caso de coronavírus, muitas pessoas  não atenderam a recomendação do setor de saúde e abandonaram o isolamento, enchendo as nossas ruas de gente e centenas de pessoas da região estão vindo a Beltrão porque o comércio está fechado em suas cidades. Não tivemos outra alternativa senão adotar as restrições novamente”, explicou o prefeito.

Antes de anunciar as medidas, Cleber e o vice-prefeito Antonio Pedron se reuniram com lideranças para tratar do assunto. “Envolvemos os mais diversos segmentos da sociedade, ouvimos a opinião de cada um deles e sentimos que neste momento era o melhor caminho a seguir para preservar a saúde e a vida da nossa população”, explicou Cleber. O encontro reuniu dirigentes religiosos, das forças de segurança, da indústria, comércio, clubes de Rotary, do setor de saúde, dentre outros segmentos.

O presidente da Associação Empresarial, Tarsizio Bonetti, disse que a entidade apoia a decisão. ”A saúde das pessoas é o bem maior neste momento. A pandemia vai passar e a partir daí vamos resolver as questões da economia”, relatou o líder empresarial. Segundo ele, a entidade vai oferecer alternativas para o segmento empresarial até que a crise seja resolvida. O prefeito também agradeceu o empenho de todos os segmentos envolvidos nas ações de prevenção e mais uma vez pediu o apoio e colaboração da comunidade.

Acompanharam o prefeito Cleber na entrevista coletiva para anunciar as novas medidas o vice-prefeito Antonio Pedron; Tarsizio Bonetti (presidente da Associação Empresarial); Vilmar Bottin (presidente do Sindicato do Comércio Varejista); Manoel Brezolin (secretário Municipal de Saúde); Cristina da Caz (coordenadora de Atenção à Saúde) e Monitiely Kummer (intérprete de LIBRAS).