Coasul investe mais R$ 14 milhões em Beltrão

23 de outubro de 2019

O prefeito Cleber Fontana recepcionou na noite desta terça-feira (22) a diretoria da cooperativa agroindustrial Coasul em encontro realizado na comunidade da Linha Gaúcha. Com o centro comunitário lotado de produtores rurais, o diretor presidente, Paulino Capelin Fachin, anunciou investimentos de R$ 14 milhões em Francisco Beltrão. São R$ 13 milhões na aquisição da estrutura da San Rafael na Linha Gaúcha e mais R$ 1 milhão de investimentos em adequações da unidade.

Durante pronunciamento o prefeito Cleber lembrou do bom momento vivido em Francisco Beltrão e agradeceu a presença ainda mais forte da cooperativa no município. “A administração municipal tem sido parceira da Coasul, inclusive no grande investimento realizado na unidade do Rio Tuna em 2018. Certamente os nossos produtores rurais ampliarão ainda mais as parcerias com a cooperativa, que é uma das principais do Brasil e da América do Sul”, disse Cleber.

“O maior patrimônio que temos são as pessoas, os nossos cooperados e seus familiares. Temos estrutura e profissionais para dar o suporte que o agricultor precisa. Certamente teremos a contrapartida, ampliado o número de cooperados”, destacou Paulino. Agradeceu o apoio que vem recebendo da administração municipal e da população beltronense. Também apresentou um retrospecto dos 50 anos da Coasul, que iniciou suas atividades em junho de 1969 com 43 agricultores e hoje conta com mais de dez mil cooperados.

Em Francisco Beltrão são 750 cooperados e a meta é chegar a mil em breve. Os 41 empregos diretores gerados atualmente serão ampliados. É a segunda maior geradora de retorno de ICMS para o município. A Coasul iniciou atividades em Beltrão no ano 2000, com a unidade do Rio Tuna. A nova unidade de recebimento de grãos da Linha Gaúcha está instalada em uma área de dois alqueires. Possui dois silos, com capacidade de estocar 105 mil sacas cada, secador com capacidade de 150 toneladas/hora, dois tombadores, balança e escritórios.

Além do prefeito Cleber e do presidente Paulino, também prestigiaram o evento os gerentes Paulo Roberto Fachin (industrial) e Luiz Carlos Walter (operacional), o diretor adjunto, Jacir Colet, o diretor secretário, Fiorivaldo Nunes da Silva, o gerente do polo de Francisco Beltrão, Cleverson Penso, os secretários municipais Alaércio Corazza (Gabinete), Claudio Borges (Viação e Obras) e Claudimar de Carli (Agricultura), além do diretor do Interior, Iclair Pitinho Darros.

Prefeito Cleber Fontana e o diretor presidente da Coasul, Paulino Capelin Fachin