Cleber se reúne com diretor da BRF

27 de junho de 2018

Nesta quarta-feira (27) o prefeito Cleber Fontana se reuniu com o diretor da BRF/One Foods de Francisco Beltrão, Sandro Fontes, para debater a suspensão de abates de perus nas unidades da empresa no município a partir de agosto. Devido a falta de mercado para exportações, em função da suspensão das compras por parte da União Européia, a BRF está fechando as suas unidades que atuam nesta área no Brasil, mantendo somente os frigoríficos de frangos.

De acordo com o prefeito, o objetivo é saber exatamente os procedimentos que a empresa vai adotar até a paralisação total de abates. “É uma questão que nos preocupa muito e precisamos encontrar alternativas de apoio  e de assistência a todos os segmentos que serão atingidos, caso de funcionários, agricultores integrados, transportadores de perus e de ração, setor de carregamento, enfim, todos que de uma forma ou outra estão envolvidos”, enfatizou o prefeito. Outro objetivo do encontro foi saber as medidas que a empresa adotará em relação a estas pessoas envolvidas nestes setores.

Sandro relatou que a decisão da empresa em parar a produção se deve exclusivamente a questão de mercado internacional, que absorve a maior parte da produção. Como a União Européria fechou as portas em relação a importações de perus, a única alternativa, segundo ele, é a paralisação da produção.

Nesta semana o prefeito esteve em Curitiba e se reuniu com o Chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, para solicitar apoio do Governo do Estado. Cleber também deverá se encontrar nos próximos dias com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para tratar exclusivamente desta questão.

Nesta quarta-feira à noite o prefeito participa de encontro dos avicultores integrados que debaterão o fechamento das unidades. Acompanharam o prefeito no encontro com o diretor da BRF a diretora do Departamento de Agropecuária, Maria Lucia Matarezi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inácio Pereira, e o Chefe de Gabinete, Alaércio Corazza.