Beltrão rumo aos 100 mil habitantes

21 de julho de 2017

Beltrão será o único a passar dos 100 mil habitantes no Sudoeste

Segundo o instituto de pesquisas Ipardes, em 2040 Beltrão terá 108 mil habitantes enquanto o segundo maior município 94 mil

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, publicou recentemente um estudo sobre a população paranaense. Neste levantamento, o instituto projeta o crescimento populacional do Paraná, que hoje possui 11,2 milhões de habitantes, para 12,2 milhões em 2040.

A instituição fez uma projeção sobre os 399 municípios do Paraná, dos quais acredita-se que 223 terão perda populacional, enquanto que os outros 176 crescerão. Dentre estes, Francisco Beltrão foi destacado pelo instituto projetando um crescimento de 20,7% e atingindo 108 mil habitantes. Neste cenário, Francisco Beltrão consolidará ainda mais sua liderança regional, distanciando-se do segundo colocado, Pato Branco, que deverá ter 94.556. Palmas assumirá o posto de terceiro município do Sudoeste com 68.089.

“A consolidação do pólo universitário e de saúde dão um impulso ímpar ao desenvolvimento de Francisco Beltrão”, afirma o prefeito Cleber Fontana.

O arquiteto Dalcy Salvatti, que é diretor do Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano de Francisco Beltrão, IPPUB, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento,  acredita em um crescimento ainda maior. “As previsões do Ipardes são normalmente mais conservadoras. Acho que vamos atingir esta população antes de 2040”, afirma ele. O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antonio Pedron, acha que esse índice será alcançado em 2030 ou 2032. “A nossa liderança se dá pelas condições naturais e pelos serviços que prestamos, principalmente na área comercial e de serviços”, completa ele.

Salvatti acha que a qualidade de vida e a melhoria significativa no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), são fatores que atraem população. Ele acrescenta ainda o desenvolvimento ocorrido no meio rural. “Francisco Beltrão tem também a maior população rural da região. Com a melhoria da renda na agricultura e pecuária, deixamos de perder gente no campo”, completa.

O prefeito Cleber Fontana afirma que o município precisa estar preparado para este crescimento. “Os próximos anos serão de grande desenvolvimento, impulsionado por obras de infra-estrutura como contorno, trincheira e investimentos em habitação”, conclui ele.

Envelhecimento

A pesquisa do Ipardes aponta ainda um envelhecimento da população paranaense. Em 2017 cerca de 11% são considerados idosos, enquanto que em 2040 deveremos ter 24% da população nesta faixa etária. Este é mais um desafio para as administrações públicas nos próximos anos.