Balanço de Viagem à Capital

22 de fevereiro de 2017

Depois de manter audiências durante dois dias na capital do Estado, o prefeito Cleber Fontana voltou a despachar em seu gabinete nesta quarta-feira (22), quando apresentou um balanço das principais audiências e assuntos encaminhados junto ao Governo do Estado e Assembléia Legislativa, onde se encontrou com os deputados Ademar Traiano (PSDB), presidente da casa, e Wilmar Reichembach (PSC).

Cleber, acompanhado do deputado Traiano, se reuniu com o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto. Um dos assuntos foi tratar dos últimos detalhes do segundo mutirão de cirurgias de catarata, que acontece neste final de semana, a partir de sábado (25), no Hospital Regional. O mutirão é feito através de parceria do município com o Estado e para esta etapa são 370 inscritos. Serão três dias de procedimentos.

Outro tema importante é relacionado ao apoio do Estado para o Hospital São Francisco para a continuidade da prestação de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), considerado de suma importância para a população de Beltrão e dos demais municípios da microrregião. Como medida de emergência, o repasse de recursos estaduais será aumentado em R$$ 100 mil mensais.

A equipe da secretaria também repassou uma série de sugestões em relação a gestão do hospital para que, a longo prazo, a situação seja resolvida de forma definitiva. Participaram do encontro o médico Antonio Rodrigues Cortez Junior, diretor geral do São Francisco, Isolde Weschenfelder, coordenadora de enfermagem, Cintia Ramos, diretora da 8ª Regional de Saúde, e Aline Biezus, secretária municipal de Saúde.

Com o deputado Traiano o prefeito também tratou de investimentos na cidade com recursos do programa Paraná Urbano. Os projetos em andamento devem ser liberados em março ou abril. Na audiência com Reichembach o principal assunto debatido foi em relação ao andamento do projeto que prevê recursos para a instalação do Centro de Zoonoses.

Na sequência o prefeito beltronense visitou o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba, onde foi recebido pelo arquiteto e urbanista Mauro Manhabosco, responsável pelos principais projetos urbanísticos da capital na década de 80. Em breve ele deve vir a Francisco Beltrão para dar sugestões de ações na cidade, principalmente na área central.

Centro de Zoonoses

O prefeito Cleber Fontana esteve no Centro de Controle de Zoonoses de Curitiba, onde conheceu as instalações e a forma de funcionamento da instituição, com o objetivo de buscar informações em função da instalação de um centro semelhante em Francisco Beltrão. Ele destaca que a busca de recursos junto ao estado para viabilizar o projeto está em andamento desde o primeiro dia do mandato e o local onde o centro vai funcionar está praticamente definido.