Palestras na Via do Leite

30 de junho de 2017

000_1725

A quinta-feira (29) foi um dia de diversas palestras técnicas na Via Tecnológica do Leite, no Parque de Exposições Jayme Canet Junior, em Francisco Beltrão. O foco principal foi o Bem-Estar Animal, tema do evento. O evento reúne produtores e técnicos de toda região Sudoeste e está recebendo grande público, principalmente produtores de leite.

A primeira palestra tratou da relação da produtividade com o bem-estar animal. Foi ministrada pelo médico veterinário coordenador estadual da área de produção animal da Emater, Luiz Rodolfo Sacavazza Gertner. Na sequência o tewma foi conforto térmico animal”, ministrada pelo zootecnista da Emater de Terra Rica, Márcio Antônio Balisceri.

Durante a tarde foram mais duas palestras. A primeira tratando a ambiência, produção e alimentação, ministrada pelo zootecnista e professor da Universidade Tuiuti de Poços de Caldas, o consultor técnico Renato Palma Nogueira. O tema da outra foi utilização de aditivos, ajuste fino da alimentação de bovinos leiteiros, com o zootecnista com pós graduação em nutrição de ruminantes, Edgar Moser Neto.

Na parte da noite o tem foi biodigestores, tendo como ministrante o técnico da Embrapa de Concórdia (SC), Evandro Carlos. Os produtores e técnicos de toda a região também visitaram os estandes de equipamentos voltados para atividade leiteira, as agroindústria e a exposição de animais. A Via do Leite é realizada a cada dois anos e está na sétima edição. É promovida e organizada pela Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio do Departamento de Agropecuária, Rural Leite, Emater e Secretaria de Estado de Agricultura.