Novas câmaras de refrigeração comunicam falta de energia pelo celular

10 de abril de 2014

Prefeito Cantelmo Neto e a secretária de Saúde, Rose Guarda, oficializaram a entrega dos equipamentos a seis unidades de saúde

Novas câmaras de refrigeração adquiridas pela Prefeitura de Francisco Beltrão devem melhorar a qualidade do armazenamento de vacinas nas unidades de saúde. Inicialmente, seis UBSs receberam os aparelhos, comprados com recursos do VigiaSus e entregues pela Secretaria de Saúde em ato nesta quinta-feira.

Uma das principais novidades é de que mesmo na falta de energia elétrica os equipamentos continuam em funcionamento por um período. Além disso, sempre que há a interrupção da energia, uma mensagem de texto é enviada a um número de celular cadastrado para que o problema seja resolvido.

Para a enfermeira Jaqueline Moineaux, no Posto de Saúde da Família do São Miguel, a novidade irá melhorar a o armazenamento e reduzir a perda de vacinas. “Com as geladeiras domésticas que hoje usamos não temos muito controle sobre a temperatura das vacinas e ainda corremos o risco de perdê-las por algum fator externo, como a queda de energia”, diz. Só para ter uma ideia, cada dose da vacina de HPV que está sendo aplicada em meninas de 11 a 13 anos custa cerca de R$ 400.

A entrega foi feita pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, e pela diretora da Vigilância em Saúde, Bernadete de Souza. Ainda este ano, outras unidades de saúde que aplicam vacinas devem receber o equipamento.