MORANGOS SÃO PRODUZIDOS EM CANTEIROS SUSPENSOS

11 de janeiro de 2018

Em qualquer região a produção de morangos não costuma ser tarefa fácil por apresentar muitas variações ao longo de seu ciclo. Nos últimos anos a cultura do morango obteve diversos avanços, principalmente em variedades, técnicas de manejo e de produção. Uma das técnicas de produção é o cultivo em substrato, conhecida como “cultivo semi-hidropônico”.

A prefeitura de Francisco Beltrão, através do Departamento de Agropecuária, desenvolve um trabalho de assistência técnica e de acompanhamento de toda a produção frutífera do município, desde a plantação até a colheita. O auxílio aos produtores através de orientações sobre a poda correta, manejo de pragas e doenças, além de uso correto de substratos e adubação é realizado pelo engenheiro Agrônomo da prefeitura, Pedro Luis Niemies.

Na propriedade da família de Luiz Carlos Betiatto e Ivete Campanaro Betiatto, na comunidade de Nova Seção, o sistema de cultivo semi-hidropônico é utilizado nas três estufas onde foram plantados sete mil pés de morango. A família atua na atividade há seis anos. Eles têm mais dois colaboradores e em épocas de colheita o filho Tiago, que é engenheiro agrônomo, costuma ajudar. A produção de cerca de sete mil quilos por ano é fornecida para pizzarias, panificadoras, confeitarias e também são realizadas vendas a domicílio. Ainda podem ser feitas encomendas pela internet ou na propriedade da família.