MINISTRO DA SAÚDE AUTORIZA R$ 22 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL

23 de fevereiro de 2018

Nesta sexta-feira, 23, foi anunciada a liberação dos recursos para construção do hospital intermunicipal do Sudoeste.  O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou o convênio para construção de um complexo hospitalar num terreno cedido pela prefeitura no bairro Água Branca. Os recursos para a construção do hospital público são do ministério e foram viabilizados pelo deputado federal Nelson Meurer.

No mês passado o prefeito Cleber Fontana e outros prefeitos da região estiveram em Curitiba em reunião com o ministro, o deputado Meurer e a vice-governador Cida Borghetti. Na oportunidade foi oficializada a proposta da construção do hospital. Segundo o prefeito de Francisco Beltrão Cleber Fontana, este hospital é uma necessidade urgente para toda a região. “Estamos muito satisfeitos com a velocidade com que o projeto tramitou, graças a intervenção do deputado Meurer”, destaca Cleber.

Nesta etapa de construção o governo federal irá repassar R$ 22 milhões. A estimativa é de que mais R$ 13 milhões sejam necessários para compra de equipamentos e mobiliários. Depois de pronto, o hospital deverá ser administrado através da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), que integra os 27 municípios da 8ª Regional. O novo hospital deve ser construído próximo ao Hospital Regional, CRE e curso de Medicina da Unioeste, em Francisco Beltrão, e deve substituir os atendimentos do São Francisco. O anúncio representa uma esperança para solucionar a questão hospitalar de 27 municípios da microrregião. Segundo o presidente da Amsop, Moacir Fiamoncini, este passo é muito importante para solucionar os problemas de atendimento hospitalar de média complexidade.

A cerimônia que aconteceu na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) contou com a presença além do ministro Ricardo Barros, da vice-governadora Cida Borghetti, do deputado federal Nelson Meurer, dos prefeitos Cleber Fontana, de Francisco Beltrão, Moacir Fiamoncini, presidente da Amsop, e Cezar Bueno, presidente da ARSS, Helton Pfeifer, presidente da comissão de Saúde da Amsop, do secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, dos deputados estaduais Wilmar Reichembach e Nelson Luersen, além da chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos, representaram as instituições regionais de saúde.