MEMORIAL RECUPERA FILMES RAROS SOBRE FRANCISCO BELTRÃO

1 de fevereiro de 2018

O Memorial de Francisco Beltrão fez a redigitalização de películas cinematográficas que estavam guardados em embalagens de metal e sofriam o processo de deterioração. Com o passar do tempo os filmes antigos acabam se estragando. Dois dos cinco carretéis de filme 8mm já estavam comprometidos.
Os cinco carretéis foram tratados com produtos que não agridem as películas e ajudam a preservá-las por mais tempo. Foi digitalizado um filme VHS que revelou imagens de 1969 da posse do prefeito Deni Lineu Schwartz, vídeos das exposições de 1972, 1974 e 1976, além de desfiles cívicos e obras públicas. No entanto foi necessário realizar o processo de redigitalização de algumas partes dos rolos originais para que os filmes ficassem completos.
Em 2003 foi realizado um processo pioneiro de digitalização de filmes onde o filme é projetado e filmado. O processo foi realizado por Harry Luhm em Curitiba, na época o filme 8mm foi digitalizado em VHS, que devido ao tempo estava parcialmente deteriorado. Em 2017 as películas e o VHS passaram por uma higienização completa o que demorou nove meses, em seguida eles foram guardados no Memorial com temperatura e umidade controladas.
Segundo o restaurador do Memorial de Francisco Beltrão, Bruno Packard, foi um processo bastante complicado. “Primeiro tivemos que limpar todo o filme e na sequência comparar com o da primeira digitalização, algumas partes das películas 8mm estavam extremante deterioradas. Mas o resultado final valeu a pena, pois a digitalização permite que o Memorial cumpra sua missão institucional que é preservar a história para que as futuras gerações conheçam o passado na nossa gente”, comenta Bruno.
Os filmes ficarão disponíveis para consulta a partir do dia 20 de março no Memorial de Francisco Beltrão. Enquanto que os filmes das feiras poderão ser visualizados no Museu da Colonização durante a Expobel, na exposição comemorativa dos 50 anos da feira.




Pular para o conteúdo