Programação do Maio Amarelo

8 de maio de 2018

Nesta terça-feira, 08, No plenário da Câmara de vereadores, aconteceu o lançamento oficial da programação do Maio Amarelo em Francisco Beltrão. O mês é dedicado à conscientização sobre o trânsito. Neste ano a campanha tem o tema: “Nós Somos o Trânsito”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade quanto à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

O prefeito Cleber Fontana prestigiou a solenidade  e durante a sua fala enfatizou a importância de ações de conscientização no transito. Também citou lembrou o grave acidente que aconteceu no último final de semana com o ônibus que transportava pacientes da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS). Na tragédia nove pessoas morreram. Cleber pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente. Os detalhes da campanha foram repassados por Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Debetran, e Valdeci Priester, diretor da 30ª Ciretran.

No decorrer do mês serão realizadas ações nas ruas, simulado de resgate de vítima, palestras educativas, blitz educativa dentre outras iniciativas. As ações voltadas para a segurança no trânsito no município fazem parte de um processo de intersetorialidade entre diferentes órgãos de segurança com um único objetivo, de salvar vidas. Integram as ações o Debetran, secretaria municipal de saúde, Departamento de Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 8ª Regional de Saúde, Detran–PR, Samu, Polícia Rodoviária Estadual, Escola Prática Educativa de Trânsito, Policia Civil, Núcleo Regional de Educação e Departamento Municipal de Cultura.