KM 20 ganha gincana de clubes de mães

13 de novembro de 2018

Dirigentes de Clubes de Mães da cidade e do interior de Francisco Beltrão participaram nesta terça-feira (13), na AFM (Associação dos Funcionários Municipais) de um encontro que marcou o encerramento da gincana entre os clubes e das atividades de 2018. O encontro foi organizado pela APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família).

Durante a cerimônia de abertura o prefeito Cleber Fontana comentou sobre a importância dos trabalhos realizados pelos clubes nos bairros e nas comunidades do interior. “Nossa administração tem dado total apoio para os clubes porque sabemos a relevância na vida das quase três mil mulheres que frequentam os 82 clubes do nosso município”, disse o prefeito.

A presidente da APMIF, Maria de Lourdes Arruda, fez um discurso com muita emoção. Lembrou dos mais de 40 anos que participa e apoia os clubes, além da evolução das atividades que aconteceram durante este período. Também valorizou todas as voluntárias que se dedicam aos clubes e à APMIF. Além disso enalteceu o apoio que a entidade recebe da administração municipal.

Durante o encontro foi realizada a última etapa da gincana dos clubes, com a prova na área de gastronomia. Cada clube apresentou um prato e uma comissão fez o julgamento e pontuou. Com mais esta prova e a soma das notas das demais já realizadas, o clube do KM 20 ficou em primeiro lugar e ganhou uma viagem para Foz do Iguaçu.

Durante a abertura a frente de honra contou com as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; a esposa do vice-prefeito, Rose Pedron; vereadoras Elenir Maciel (presidente da Câmara) e Lourdes Pazzini; a presidente da APMIF, Maria de Lourdes Arruda; a vice-presidente, Mércia Ribeiro; a ex-presidente da APMIF, Leonilde Rios; a coordenadora dos clubes de mães, Fátima Santos; as diretoras Nádia Bonatto (Assistência Social) e Mariah Ivonete Silva (Cultura); Lucélia Bortot Rama, coordenadora dos grupos de idosos e Ida De Toni, que coordenou o julgamento dos pratos na prova da gincana.

Histórico da gincana

A Gincana dos grupos de convivência / Clubes de Mães, iniciou no dia 07 de maio de 2.017, com a prova 1 – COMBATE A DENGUE / ZICA E CHIKUNGUNYA, para envolver a comunidade, igreja, grupos, crianças, adolescentes e participantes para fazer a limpeza nos arredores, locais de convívio.

Ao longo de 19 meses aconteceram realizaram diversas provas, sendo que na prova 02 as receitas foram apresentadas receitas sobre sustentabilidade, aproveitamento de folhas e talos. Na última, a prova 12, o grupo entregou receitas típicas das comunidades ou mais consumidas por elas. Inclusive as receitas dessas duas provas serão transformadas em um livro de receitas.

As provas 07 (escrever as memórias da Comunidade) e 11 (história do próprio grupo ou clube) também serão lançadas no livro “histórias e memórias dos olhos dos Clubes de Mães”. O resultado final da gincana e os clubes premiados foram:

COLOCAÇÃO CLUBE DE MÃES

COMUNIDADE