Isonomia com agentes de saúde melhora remuneração dos ACEs

11 de abril de 2014

Prefeito Cantelmo Neto explicou como funciona a chamada isonomia em reunião de trabalho dos agentes de endemias

A partir deste mês, os agentes de combate a endemias (ACEs) já receberam o salário reajustado conforme proposta da Prefeitura, que adotou a chamada integralidade e está repassando todos os recursos que recebe pelo programa em remuneração aos profissionais. O reajuste representa um aumento de mais de 12% no salário dos agentes.

“Desde o ano passado conseguimos estruturar melhor o Setor de Combate a Endemias, garantir os equipamentos e condições necessárias ao trabalho e juntando isso à disposição dos agentes saímos de uma condição endêmica de dengue para um cenário que hoje é de controle da doença”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto, que atribuiu aos recursos humanos os bons resultados do setor, em reunião de trabalho com os ACEs, nesta sexta-feira.

Durante o encontro, os agentes conheceram como funcionará a chamada isonomia, uma espécie de equiparação salarial com os agentes de saúde. Até então, a Prefeitura recebia do governo federal o recurso para pagamento dos ACEs, mas repassava aos agentes somente 90% do valor; o restante era usado para pagar encargos e o custeio do programa.  Agora, a Prefeitura repassará o valor que recebe de forma integral e irá bancar com recursos próprios os encargos dos 42 funcionários e a operacionalização das ações.

Desde o início do ano, essa metodologia é aplicada aos agentes de saúde e agora também passará a valer para os de combate a endemias, que receberão a diferença salarial de janeiro e fevereiro retroativamente.