Inseminadores recebem Nitrogênio e Sêmen

8 de junho de 2017

000_0334

Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou na quarta-feira (07) a distribuição de nitrogênio e sêmen para os produtores rurais do município. A entrega para os inseminadores foi no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. No momento da recarga dos botijões com nitrogênio, os produtores receberam doses de sêmen bovino das raças Holandês e Jersey.

O material genético é fornecido pela administração municipal. Os inseminadores cobram somente o deslocamento e materiais complementares para a inseminação. O Programa de Inseminação Artificial (PIA) tem o objetivo de disponibilizar material genético de qualidade aos produtores, visando melhorar a qualidade dos animais.

De acordo com Maria Lucia Matarezi, diretora do departamento, o município possui 213 inseminadores. Mais de dois mil produtores de leite são assistidos tecnicamente e recebem o benefício do melhoramento genético no plantel. “O investimento garante redução no custo para os produtores e a possibilidade de melhorar a qualidade genética do rebanho, o que traz aumento na lucratividade da propriedade e maior retorno para o município”, comenta Maria.