IBGE vai contratar 94 pessoas para o Censo

4 de março de 2021

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado do IBGE para a contratação dos profissionais que irão trabalhar no Censo Demográfico deste ano. Existem opções para recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Para recenseador é exigido o ensino fundamental e para agente, o ensino médio completo.

O município que oferece o maior número de vagas na região é Francisco Beltrão. São 94 oportunidades, sendo 84 para recenseador, 8 para agente censitário supervisor e 2 para agente censitário municipal. O valor da inscrição varia de R$ 25,77 a R$ 39,49, dependendo da função desejada. As inscrições podem ser feitas somente por meio do site www.cebraspe.org.br . Serão aceitas até o dia 15 de março para agente censitário e até 19 de março para recenseador.

O salário mensal para agente censitário municipal é de R$ 2.100,00 e para agente censitário supervisor é de R$ 1.700,00. No caso de recenseadores, a remuneração é por produção. As provas do teste seletivo devem ocorrer em abril. Em todo o Brasil são 203 mil vagas. Para os municípios do Sudoeste são 661. O Censo é realizado a cada dez anos. Deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado devido a pandemia. Agora deve ser realizado no segundo semestre deste ano, com visitas em todos os domicílios do país para a coleta de informações.