Estudo de viabilidade técnica do aeroporto de Beltrão estará pronto em março

13 de fevereiro de 2014

Da  assessoria

Eduardo Scirea, Irineu Flach e o coordenador de convênios da Secretaria de Aviação Civil, Moises Rubbioli, em Brasília esta semana Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Até dia oito de março a Prefeitura de Beltrão deve receber o estudo de viabilidade técnica do Aeroproto Paulo Abdala, juntamente com o anteprojeto e os cenários que definirão o modelo de aeroporto. A informação foi confirmada nesta semana pelo coordenador de Convênios da Secretaria de Aviação Civil (Sac), Moises Rubbioli, durante encontro com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, em Brasília.

Segundo a Sac, após a conclusão do estudo, quatro cenários serão apresentados para a modernização do aeroporto, contendo diferentes possibilidades sobre horários, rotas e aeronaves. “O aeroporto Paulo Abdala é um dos que está em melhores condições de adaptação ao Plano no Paraná”, afirmou Rubbioli.

As obras de melhoria e modernização do aeroporto fazem parte do Programa de Aviação Regional, do governo federal através do Banco do Brasil, e visam estabelecer um padrão ao local para que abrigue linhas aéreas regulares com outros municípios. Várias visitas técnicas foram feitas ao local desde o ano passado, a última delas em janeiro, quando técnicos analisaram a capacidade de expansão do aeroporto.

Para Scirea, a consolidação do aeroporto regional em Beltrão deve facilitar o deslocamento das pessoas por uma modal de transporte ainda pouco utilizado na região. “Estamos vendo que o processo está andando normalmente e que Beltrão está próximo de ter seu aeroporto regional, com linhas aéreas acessíveis”, diz.

O assessor de Assuntos Comunitários, Irineu Flach, e o deputado federal Zeca Dirceu também acompanharam o encontro na Sac. Segundo Zeca, a transformação do aeroporto em regional “será um importante passo para o crescimento do município e mobilidade entre cidades”.

No Paraná, outros 14 aeroportos estão contemplados no Plano de Aviação Regional, incluindo o de Pato Branco, que somente nesta semana conseguiu a licença ambiental, documento que Beltrão já possui.  Além disso, o aeroporto Paulo Abdala é o único da região com outorga da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.