Estudantes conhecem turismo rural

5 de abril de 2018

Nesta quinta-feira, 05, alunos do Colégio Estadual Industrial de Francisco Beltrão visitaram duas propriedades que fazem parte do Turismo Rural. A coordenadora de Turismo do município, Janaina Melatti, organizou a visitação no Recanto Vale Verde e Cantina Graciani. Os 30 alunos do 1º ano do ensino médio, acompanhados pela professora Eliana Archangelo e pelo professor Osni Sérgio dos Santos, conheceram um pouco sobre as colonizações polonesa e italiana.

No Recanto Vale Verde os proprietários, Eusébio e Sueli Miecoanski, contaram a história da família, tiraram dúvidas dos estudantes a respeito do dialeto polonês falado na região e dançaram uma valsa para representar as danças típicas da Polônia. Eusébio contou que o local foi construído com a finalidade de reunir amigos, uma vez que lá é possível fazer um resgate da cultura polonesa através da culinária, costumes, música, dança e tradições. “Este recanto era um sonho do meu pai. Quando construímos decidimos reunir fragmentos das culturas polonesa e gaúcha. Fomos ampliando o recanto e acabou se tornando um local para receber turistas e eventos”, conta Eusébio.

Na cantina os proprietários Davide e Nadir Graciani falaram a respeito da produção de uvas, fabricação de vinhos, sucos e geleias. Os estudantes conheceram o museu que reúne objetos antigos, dinheiro de várias épocas e utensílios que eram utilizados na agricultura. Nadir conta que todos os itens do museu pertenceram à família Graciani. “Os jovens podem conhecer objetos que seus pais e avós usavam e fazer um resgate do passado, além de vivenciar um pouco da história da colonização do Sudoeste”, finaliza Nadir.

 




Pular para o conteúdo