Em audiência com prefeito Neto, DER sinaliza abertura do Contorno Leste

5 de novembro de 2013

Desvio de caminhões pela cidade tem prejudicado moradores e as vias; recuperação e municipalização da PR-892 também foi tema do encontro

Cantelmo Neto foi recebido em Curitiba pelo diretor de Operações do DER, Gilberto Pereira Loyola

O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) poderá abrir para trânsito em meia pista o trecho do Contorno Leste que há cerca de 40 dias está fechado, entre a entrada do Miniguaçu e o trevo da Vila Nova. A informação foi dada pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, que nesta terça-feira esteve na direção do órgão em Curitiba, onde manteve audiência com o diretor de Operações, Gilberto Pereira Loyola.

“Solicitamos uma ação emergencial para reativar aquele trecho de rodovia, e que, portanto, está sob jurisdição do DER, visto que com o desvio muitos caminhões têm trafegado pelas ruas da cidade”, afirmou Cantelmo Neto após a audiência.

Desde que o Contorno está fechado, a passagem de caminhões e carros está sendo desviada por ruas do Miniguaçu e Vila Nova, ocasionando reclamações de moradores e problemas de tráfego e em ruas e postes, como o do semáforo na União da Vitória, atingido pela lateral de uma carreta. “O trecho deverá ser aberto somente em meia pista, com sinalização e segurança para os veículos”, adiantou Neto. No local, um muro de contenção ameaça cair sobre a pista.

Durante o encontro, o prefeito e o diretor debateram sobre o recapeamento da PR-892, o trecho entre os trevos da Cattani e o da Água Branca. Uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores autorizou a municipalização do trecho, no entanto, o prefeito Neto afirmou a Gilberto que a Prefeitura poderá administrá-lo, desde que antes seja devidamente recuperado.

Em ambas as situações, o DER sinalizou positivamente e assumiu compromisso de que atenderá as demandas levantadas pela Prefeitura. O cronograma de construção da trincheira na PR-483 também foi tema do encontro.