Em 2013, rede municipal de saúde realizou mais de 900 mil procedimentos

31 de janeiro de 2014

Nova metodolgia de trabalho no 24 Horas aumentou a resolutividade dos casos e diminuiu pela metade os encaminhamentos hospitalares

A Secretaria de Saúde registrou aumento de 59% na quantidade de procedimentos realizados em toda a rede municipal, que ficou próximo de um milhão. Foram 577 mil procedimentos em 2012 e mais de 916 mil em 2013, aumento de 338 mil procedimentos.

Segundo Rose Mari Guarda, o aumento no número de procedimentos está diretamente ligado ao aparelhamento da área de saúde do município. “No ano passado contratamos mais profissionais médicos, oferecemos mais consultas, exames e outros tipos de serviços que estão possibilitando ás pessoas acesso à saúde de qualidade, de maneira preventiva e regular” afirma Rose.

Outro dado que chama atenção no relatório elaborado pela Secretaria é o de encaminhamentos hospitalares, que caiu pela metade; a média diária em 2012 foi de 23,75 encaminhamentos por dia e no ano passado de apenas 12, consequência da melhor resolutividade dos casos no próprio 24 Horas.

O número de consultas especializadas também aumentou – de 2.306 para 3.876 – e o percentual do orçamento aplicado na Saúde diminui – de 23,5% para 21,9%. “Estamos conseguindo ampliar a quantidade de atendimentos e procedimentos em toda rede com menos recursos”, afirma Rose.