Em 12 anos, 650 jovens passaram pelo Formando Cidadão

14 de outubro de 2013

O aluno Claudiomir deu seu depoimento durante o evento

Alunos e parceiros do Formando Cidadão participaram do evento que comemorou os 12 anos de atividades do programa, na sexta-feira. Um dos marcos destacados durante o evento, realizado no auditório do Batalhão da Polícia Militar, foi a quantidade de adolescentes formados – 650 – e encaminhados ao mercado de trabalho – 150.

“O programa nos auxilia com um dos maiores desafios que temos, que é tirar a juventude das drogas e da ociosidade e os direcionar para o caminho do bem”, frisou a secretária de Assistência Social, Ana Lucia Manfrói. A Prefeitura, juntamente com a Polícia Militar é uma das executoras do programa, que também conta com a parceria da Brasil Foods, Acefb, Ministério Público e Judiciário.

O Formando Cidadão envolve adolescentes entre 12 e 16 anos em situação de vulnerabilidade social, que são encaminhados pelas escolas e contam com aulas semelhantes às lecionadas em escolas militares, com foco na disciplina, além de complementação pedagógica. Neste ano, a novidade é a parceria da Secretaria do Esporte, que empresta os locais e desenvolve aulas de handebol, muay tai e jiu jitsu.

O capitão Geraldo Kochenborger, que iniciou o programa em 2001, e o prefeito Antonio Cantelmo neto (PMDB) também estiveram no evento, além do major Cristian Goldoni, comandante do 21º BPM. O Formando Cidadão de Beltrão é um dos únicos ainda em atividade no estado.