Projeto mamãe inclusão amplia parcerias

Nesta segunda-feira, 10, a secretária municipal de Educação e Cultura de Francisco Beltrão, Mariah Ivonete Silva, participou de um encontro do projeto “Mamãe Inclusão” que tem a proposta de acolher mães de crianças especiais. O encontro foi realizado no Espaço da Arte. A iniciativa conta com apoio da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e está  ampliando as parcerias.

São realizados encontros itinerantes para chegar até estas mulheres. As reuniões são nas segundas-feiras, a partir das 19h30, com palestras ministradas por várias profissionais, apresentação de livros, filmes, rodas de conversa e discussões relacionadas ao tripé mãe, cuidadora e mulher, bem como dando prioridade à saúde mental feminina.

O projeto surgiu da necessidade pessoal de uma mãe em buscar apoio depois da notícia de que o filho nasceu “diferente”. Precisando dessa vivência com outras mães que de algum modo vivem uma maternidade atípica (diferente, especial, fora dos padrões esperados), foi criada uma rede de apoio que tem como prioridade fortalecer mães com filhos e histórias especiais.

Dando apoio e orientando as mulheres, a iniciativa proporciona a troca de experiências, favorecendo a autopercepção para que cada mamãe olhe para si de uma maneira empoderada  em todos os seus aspectos. O projeto voluntário é idealizado pela Psicopedagoga e também mãe atípica Simone Lanfredi. Conta com parceria da Terapeuta Ocupacional Valquíria Silva.