Programação festiva na formatura do Proerd

5 de dezembro de 2018

Na noite desta terça-feira, 04, no Ginásio de Esportes Flávio Morcelli, no bairro São Miguel, aconteceu a formatura deste segundo semestre de 350 alunos de Francisco Beltrão que participam do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas. Além dos formandos, participaram autoridades, familiares, professores e policiais militares.

Nesta etapa participaram crianças das escolas municipais Basílio Tiecher (Km 20), Epitácio Pessoa (Seção Jacaré), Irmão Cirilo (Assentamento  Missões), Juscelino Kubitschek (Rio Tuna), Nossa Senhora de Fátima (Nova Concórdia), Parigot de Souza (Jacutinga), Rubens Amélio Bonatto (bairro Cristo Rei), Ana Bocchi Macagnan (bairro Industrial), Germano Meyer (bairro Marrecas), Francisco Manoel da Silva (bairro Novo Mundo) e Maria Helena Vandresen (bairro Alvorada).

Cada etapa do Proerd dura cinco meses. É desenvolvido por meio da parceria da administração municipal, através da secretaria municipal de Educação, com a Polícia Militar. O programa atende alunos do 5º ano das escolas da rede municipal de ensino e do Colégio Vila Militar Vida e Ensino. As aulas são ministradas pela policial militar Francine Herpich.

No município de Francisco Beltrão o Proerd existe há onze anos. As crianças receberam uma camiseta e o certificado pela participação e conclusão do programa. Cada turma teve uma redação escolhida e premiada. Além disso, aconteceram os sorteios de três cadernetas de poupança no valor de R$ 100,00 cada, oferecidas pela cooperativa de crédito Sicoob, e uma bicicleta doada pelo empresário Silvio Giordani, da fábrica de bicicletas Master Bike.

O vice-prefeito, Antonio Pedron, acompanhado da esposa Rose, representou a administração municipal.  Também prestigiaram a formatura o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Heitor Soster, o comandante local da Polícia Militar, Capitão Rogério Pitz, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, tenente Paulo Francisco de Oliveira, o representante do comando do 16º Esquadrão da Cavalaria Mecanizada do Exército, o 2º tenente Diel, representante do conselho da comunidade, Antonio da Caz, a secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen, juntamente com a equipe administrativa e pedagógica da secretaria, e a presidente do conselho municipal de Educação e diretora da escola municipal Pedro Algeri, professora Sandra Benedito.