Programação da Semana da Pátria movimenta Beltrão

2 de setembro de 2019

Com boa participação de autoridades e da comunidade, na manhã de domingo, dia 1º, no Calçadão, aconteceu a cerimônia de abertura da programação da Semana da Pátria de Francisco Beltrão. O encontro reuniu lideranças políticas, forças de segurança, professores, pais, alunos e representantes de outros segmentos.
As bandeiras foram hasteadas pelo prefeito Cleber Fontana, pelo Major Guilherme Nolibos, comandante em exercício do 16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado e pela professora Maria de Lourdes, chefe do Núcleo Regional de Educação. O Hino Nacional foi entoado pela Banda Municipal, comandada pelo maestro Nell Motta.
Na sequência aconteceram alguns pronunciamentos. O prefeito Cleber Fontana citou o bom momento vivido pelo município nas mais diversas áreas e enalteceu o apoio da população para o sucesso das ações da administração municipal. “Somente com esta união de forças é possível concretizar os nossos projetos”, disse o prefeito.
Também convidou a população para o desfile do dia 7, um dos maiores e mais importantes do Paraná. “O nosso desfile envolve milhares de pessoas, o que demonstra a seriedade dos organizadores e o patriotismo da nossa gente”, disse o prefeito. Também falaram a professora Maria de Lourdes Bertani e a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva.
O passo seguinte foi a premiação do 1º Concurso de Desenhos da Semana da Pátria, com o tema “Progresso, Evolução e Tecnologia”. Participaram alunos dos 4º anos da rede municipal. Os três primeiros colocados ganharam moldura com o desenho do aluno, xícara personalizada, camiseta e vale compras de R$ 100,00 da empresa Poli Embalagens.
As vencedoras foram Camile Dutra Marchesan, da Escola Pedro Algeri (1º lugar), Rafael LoyaniNesi, da Escola Epitácio Pessoa (2º lugar) e Bianca Rafaela Moss, da Escola 15 de Outubro (3º lugar). Poesias foram declamadas pelos alunos Felipe Grohs, DhulyaEstadler, Yasmin de Marins Gazola, Ana Clara e Ana Luzia Ortega, da Escola Municipal Recanto Feliz. A dupla sertaneja Vande e Nara também cantaram músicas alusivas à pátria.
O tradicional Desfile da Pátria, no sábado, dia 7, terá início às 09h00, na rua Tenente Camargo, com a participação de mais de 100 instituições de ensino, forças de segurança, clubes de serviços, entidades, associações e outros segmentos. O início será na esquina com a avenida Luiz AntonioFaedo, seguindo até a esquina com a Octaviano Teixeira dos Santos. Serão montadas arquibancadas para o público no trecho em frente ao Calçadão. O desfile será transmitido ao vivo pelo facebook, na página da prefeitura.
Organizam a programação a administração municipal, por meio da secretaria municipal de Educação, Departamento de Cultura, Debetran e Assessoria de Comunicação, Núcleo Regional de Educação, Guarda de São Cristóvão, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Exército), 10º Grupamento de Bombeiros e 21º Batalhão da Polícia Militar.
A frente de honra na cerimônia foi composta pelas seguintes autoridades:
Prefeito Cleber Fontana; Major Heitor Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Major Guilherme Nolibos, comandante em exercício do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado; Aspirante Igor Ferreira Miranda, representante do comando do 21º Batalhão da Polícia Militar; Maria de Lourdes Bertani, chefe do Núcleo Regional de Educação; Mariah Ivonete Silva, secretária municipal de Educação; Vilmar Mazzetto, diretor do Departamento de Cultura e Edilson Santos, coordenador da programação da Semana da Pátria.