Prevenção de saúde bucal nas escolas

11 de outubro de 2017

O prefeito Cleber Fontana se reuniu com os odontólogos Darlan Frizzo e Lucas Bottin que apresentaram um projeto de parceria para a realização de uma campanha de saúde bucal nas escolas municipais, enfocando a questão da “má oclusão dentária”. A proposta seguiu para análise das secretarias municipais de Educação e de Saúde.

Os dois profissionais relatam que parte da qualidade de vida das crianças está relacionada ao bom desempenho de suas bocas, sendo essencial ter bons dentes, sem cáries e com gengivas saudáveis. Porém, relatam que ainda predomina a ideia de que os dentes representam o principal problema a ser corrigido com aparelhos ortodônticos.

Segundo eles, os problemas que prevalecem na infância são funcionais (alteração no funcionamento dos músculos dos lábios, da língua e das bochechas, respiração pela boca, alterações de deglutição e da mastigação, apertamento e ranger dos dentes) e ortopédicos (relacionados ao pouco ou excessivo crescimento dos ossos maxilares).

Geralmente alterações funcionais e ortopédicas na infância coexistem e mais tarde darão origem a problemas ortodônticos-cirúrgicos graves, como falta de espaço para os dentes permanentes, mordidas cruzadas e mordidas abertas esqueléticas. Devido a estas questões relatadas, pretende realizar um trabalho preventivo com as milhares de crianças que frequentam as escolas do município.