Prefeito Cantelmo Neto inaugura novo CMEI para os bairros Seminário e Miniguaçu

30 de julho de 2015

Mais de 80 novas vagas de creche para crianças entre 0 e 4 anos foram criadas com a abertura do novo Centro de Educação Infantil Tio Didio, que atenderá os bairros Jardim Seminário e Miniguaçu. Inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (30) pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto, o CMEI homenageia o ex-vereador e líder comunitário Luiz Carlos da Silva, o Dídio.

As homenagens ao patrono do CMEI, falecido há quatro anos, marcaram a cerimônia de inauguração, com a presença da viúva, Elmira Bortolini e dos filhos. “Para meu pai, que sempre esteve envolvido com a educação e principalmente a catequese no bairro, ter seu nome emprestado a um espaço como este certamente é motivo de orgulho para toda família”, sintetizou a filha Daniele Bortolini da Silva.

Dídio se elegeu como vereador em 2008. Antes, porém, traçou uma trajetória de atuação comunitária e religiosa exemplar, sendo um dos fundadores da Unibel, a União das Associações de Beltrão. Faleceu em agosto de 2011 acometido por um câncer contra o qual lutou nos quatro últimos anos de sua vida.

O pároco da Paróquia São José, do Vila Nova, Pe. Airton Grspan também lembrou da atuação do ex-vereador junto a Igreja Católica, antes de dar a benção ao novo estabelecimento educacional de Beltrão.

Com capacidade para atender até 85 crianças, o novo CMEI foi viabilizado em 2012 através do governo federal, que custeou a execução da obra, orçada em R$ 810 mil. A Prefeitura entrou com o terreno e cerca de R$ 180 mil em mobiliário e obras complementares no entorno da estrutura, que conta com 14 funcionários. O espaço está atendendo desde maio e será dirigido pela educadora Eunilse Maróstica.

Governo municipal reduziu fila de espera

Na fala do prefeito Cantelmo Neto, um dos destaques foi a informação de que desde 2013 a fila de espera por vagas em CMEIs reduziu em dois terços graças aos investimentos da Prefeitura em vários estabelecimentos. “Esta é o segundo CMEI novo que inauguramos; além disso, procuramos ampliar outros para suprir a demanda que tínhamos e conseguimos reduzir a fila de espera de 1500 para pouco mais de 500 crianças”, destacou.

O secretário de Educação, Viro de Graauw, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, os vereadores Aires Tomazoni, Paulo Grohs e Alfonso Bruzamarelo, além de lideranças dos bairros, secretários municipais e profissionais da educação, também participaram do evento de inauguração.