Novo modelo de escola

18 de maio de 2017

A Escola Municipal Epitácio Pessoa, da comunidade de Seção Jacaré, interior de Francisco Beltrão, pode ser pioneira na região e no Estado ao adotar um projeto piloto de escola do campo em tempo integral. Nesta semana a diretora do estabelecimento, Cláudia Mattei, apresentou o estudo para o prefeito Cleber Fontana e equipe diretiva da secretaria municipal de Educação.

Atualmente a escola possui 122 alunos, da educação infantil até o 9º ano, com turmas nos períodos matutino e vespertino. A proposta prevê que todos os alunos sejam atendidos em tempo integral, das 08h00 às 16h00. O sistema seguiria a Base Nacional da Educação, mesclada com outras atividades. “Não queremos apenas ocupar as crianças, mas formar cidadãos”, destacou a professora.

As atividades extras sugeridas são voltadas a cultivar as tradições da comunidade, aprendizagem de horticultura e cozinha, musicalidade, formação de lideranças, organização dos estudos e pesquisas, cultura digital e informática, além de jogos e diversões.

Sobre o espaço físico para abrigar todos os alunos, ela destaca que o novo prédio escolar, em fase de construção, possibilitará o atendimento de todos os alunos no novo modelo. Cláudia relatou que o projeto está sendo formatado há um ano e contou com a participação da comunidade escolar, professores e pais.

A proposta foi bastante elogiada pelo prefeito Cleber. “Na educação precisamos inovar sempre e o projeto significa uma importante evolução”, enfatizou Cleber. Os próximos passos são relacionados a organização escolar, infraestrutura, demanda de pessoal, transporte, alimentação e o impacto financeiro. Quando estes levantamentos estiverem concluídos, serão apresentados ao Executivo para a continuidade dos debates.

Coordenaram a elaboração da proposta os professores Vanderlei Nesi, que atualmente atua na equipe de administração da secretaria de Educação,  Cláudia Mattei, diretora da escola, e Clésio Antonio, da Unioeste. Também colaborou Fernanda Ribeiro de Souza, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O encontro contou com a presença dos três professores, da secretária de Educação, Rosa Vandresen, da diretora da secretaria, Marli Lenoch, da coordenadora das escolas do campo, Elis Regina Calegari, e do coordenador do setor de transporte escolar, Paulo Grohs.