No retorno a Prefeitura, Cantelmo Neto autoriza R$ 11,5 milhões em investimentos na educação

20 de janeiro de 2016

O clima de otimismo marcou a posse do prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, que anunciou investimentos de R$ 11,4 milhões em um pacote de obras e melhorias para a educação municipal. O valor refere-se à construção da nova escola do bairro Cristo Rei, de um centro de educação infantil no Marrecas, ampliação da Escola Bom Pastor e o reajuste salarial de 11,36% para os professores.

“Desde o início do nosso governo, há três anos, os investimentos em educação têm sido constantes, com a viabilização de novas estruturas, como as seis escolas em construção, a capacitação e valorização dos profissionais e melhoria do material didático. Isso tudo porque, dentro do nosso lema de governo – que é cuidar do ser humano – a educação se insere como prerrogativa para dar novos horizontes e reforçar o papel de cidadania das crianças”, explicou Neto durante o ato de assinatura das licitações para as obras e do decreto de reajuste salarial.

Em Francisco Beltrão, dois centros de educação infantil foram postos em funcionamento nos dois últimos anos e seis escolas estão em construção na cidade e interior, todas viabilizadas com recursos do Ministério da Educação. A estrutura da Escola Rubens Amélio Bonato, no entanto, será edificada com recursos próprios e foi comemorada pela direção, que hoje compartilha o mesmo espaço da escola estadual. “Ter um espaço próprio e adequado traz uma melhora significativa da qualidade de ensino”, afirma a diretora Clecy Celuppi.

A licitação para escolha da empresa que irá construir a nova escola acontece em fevereiro e tem preço máximo de R$ 6 milhões. O projeto do novo prédio prevê a construção do prédio com mais de 5 mil m2 no terreno ao lado da atual escola.

Marrecas terá o maior Cmei de Beltrão

O prefeito Cantelmo Neto também autorizou a licitação do centro de educação infantil do bairro Marrecas, que será o maior da cidade e terá capacidade para atender 190 crianças. A obra será construída com recursos do governo federal, está orçada em R$ 2,2 milhões e ajudará a reduzir ainda mais o déficit por vagas de creche, que caiu dois terços nos últimos dois anos.

No mesmo ato foi assinada a licitação para ampliação da escola Bom Pastor, do Luther King, com investimento de R$ 245 mil.

30 dias como prefeito

Lideranças políticas e representantes de instituições e de bairros prestigiaram o evento de retransmissão de cargo nesta quarta-feira (20). Durante 30 dias, o vice-prefeito Eduardo Scirea ocupou a titularidade do Poder Executivo, período em que a Prefeitura implantou o novo sistema de transporte coletivo, autorizou a construção do posto do Corpo de Bombeiros para a Cidade Norte e terceirizou a limpeza pública, ampliando dias, horários e a área de varredura de ruas. Scirea agora volta a comandar a Secretaria de Urbanismo.

Professores têm salário reajustado pelo Fundeb

O decreto que oficializa o reajuste salarial dos professores da rede municipal também foi incluído no pacote da educação anunciado nesta quarta. O reajuste de 11,36% segue o estabelecido pelo Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb); o índice passou a ser adotado no ano passado, após a promulgação do novo plano de carreira dos professores.

“O índice do Fundeb serve para estabelecer o piso nacional da categoria, mas em Beltrão é utilizado como parâmetro para todos os professores, independente do tempo de serviço e avanços, uma conquista que conseguimos através do diálogo e abertura que tivemos junto ao governo municipal”, afirma Amauri do Nascimeto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Beltrão (Sintepfb).

O reajuste terá um impacto anual de R$ 3 milhões na folha de pagamento e está acima da inflação. Com o aumento, o salário inicial de professores com magistério para 40 horas semanais é de R$ 2.264,40, podendo chegar a R$ 3.396,00 para os que possuem mestrado. O piso nacional da categoria é R$ 2.135,00.