Município investe na qualidade da merenda escolar

23 de maio de 2019

A prefeitura de Francisco Beltrão tem feito grandes investimentos na merenda escolar, não somente na aquisição dos alimentos, mas também na qualificação da equipe que atua nesta área e ações que garantem a qualidade dos alimentos consumidos pelas crianças em toda a rede municipal.

Nesta semana aconteceu uma formação prática organizada pelas secretarias municipais de Educação e de Agricultura da prefeitura e a Emater. A atividade foi na agroindústria da produtora rural Raquel Duarte Antunes, em Secção São Miguel, reunindo produtoras de panificados da agricultura familiar que fornecem pão, macarrão e bolacha caseira para as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Participaram produtoras das comunidades do Km 20, Menino Jesus, Secção São Miguel, Secção Jacaré, Secção Progresso, Linha Hobold, Rio 14, Rio Quibebe, Vila Rural Gralha Azul e do município de Enéas Marques. O principal objetivo é reforçar a importância da qualidade dos produtos caseiros de origem da agricultura familiar para a merenda das crianças e padronizar as receitas.

Foram apresentadas novas receitas utilizando ingredientes como polvilho e farinha de milho, que aumentam o valor nutricional, diversificando a variedade, formato e sabor das bolachas, tornando a merenda cada vez mais atrativa e saborosa. Alimentos com as novas receitas já foram servidos no CMEI Aquarela, para testar a aceitação por parte das crianças. Conforme as coordenadoras, as crianças adoraram.

O curso realizado esta semana teve como ministrantes a nutricionista Aline Laiza Salvador ( secretaria Municipal de Educação) e as economistas domésticas Andrea Nesi Wessler (secretaria municipal de Educação) e Sueli Baldo (Emater). “Com esta iniciativa estamos proporcionando novas preparações para o cardápio, diversificando as receitas, padronizando a forma de preparo e garantindo a qualidade”, define Aline. Ela também enfatiza que o programa de merenda escolar de Beltrão é referência para a região.