Investimentos no transporte escolar superam R$ 5 milhões

9 de janeiro de 2020

No ano de 2019 o município de Francisco Beltrão investiu R$ 5,1 milhões no transporte de estudantes. Deste total, mais de R$ 4 milhões foram recursos próprios da prefeitura e pouco mais de R$ 1 milhão de repasses. Diariamente são transportados 2.450 alunos e percorridos 6.524 quilômetros. São utilizados 56 ônibus e vans, sendo 12 do município e 44 terceirizados.

Mensalmente os veículos do transporte percorrem mais de 140 mil quilômetros. Anualmente, considerando os 200 dias letivos obrigatórios, são percorridos 1,3 milhão de quilômetros. O transporte é considerado de fundamental importância, auxiliando a garantir o acesso à educação. A maior parte do investimento para a sua manutenção é com recursos próprios do município.

Para o bom funcionamento também é mantido com rigor o controle da manutenção e segurança dos veículos, que são vistoriados periodicamente para a verificação dos mais diversos ítens de segurança. Todo o sistema do transporte é coordenado pela secretaria municipal de Educação, com o acompanhamento de um comitê municipal, que conta inclusive com a participação dos pais de alunos.