Festival de Xadrez reúne mais de 500 crianças

22 de agosto de 2019

Todas as escolas municipais de Francisco Beltrão incentivam e fornecem estrutura para a prática de xadrez. Constantemente são realizadas competições para incentivar as crianças a praticarem o esporte. A mais recente aconteceu quarta-feira, 21, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, onde foi realizado o 17ª Festival de Xadrez.

A iniciativa é da administração municipal, por meio das secretarias de Educação e de Esportes. Participaram 550 alunos  enxadristas das 21 escolas municipais. Foram premiados os cinco primeiros colocados por categoria (masculino e feminino), do 2º ao 9º anos. Foram distribuídas 140 medalhas e todos os participantes receberam tabuleiros.

Conforme o coordenador pedagógico de Educação Física Escolar, Edilson Santos, o evento tem importância no desenvolvi mento das crianças e na interação das escolas. “A competição proporciona a integração entre as escolas porque reúne alunos da cidade e do campo, além dos pais e professores. Desta forma, torna-se um incentivo para da modalidade. Inclusive  Francisco Beltrão já se destaca a nível nacional em competições de xadez”, completa Edilson.

Na abertura do festival foi realizada cerimônia com a participação dos coordenadores e autoridades. Fizeram parte da frente de honra a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, o vereador Rodrigo Inhoatto, o coordenador da Educação Física Escolar, Edilson Santos, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Benedito e o representante do Clube de Xadrez, Fernando Brizola.