Festival de xadrez e tênis de mesa envolve mais de 500 alunos da rede pública

18 de setembro de 2014

O xadrez envolveu alunos de todas as séries do ensino fundamental

Estudantes de 21 escolas municipais e uma estadual de Francisco Beltrão competiram na 13ª edição do Festival de Xadrez e 2ª de Tênis de Mesa organizados nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura. Durante todo o dia, cerca de 550 alunos participaram dos festivais, que pretende incentivar a prática de novas modalidades esportivas e de jogos de tabuleiro nas escolas.

As escolas Parigot de Souza e Maria Basso Delani, campeãs geral, ganharam uma cama elástica como prêmio. Outros 84 alunos também foram premiados como os melhores da competição. No xadrez, os alunos disputaram cinco rodadas e pontuavam conforme ganhavam ou empatavam, já o tênis de mesa foi disputado por eliminatória simples.

Atualmente, ao menos uma vez por semana os alunos da rede municipal treinam xadrez, dominó, trilha, Uno e esportes individuais e amadores durante as aulas de Educação Física. Para a coordenadora pedagógica da área na Secretaria de Educação, Claudia Cadore, a diversificação de modalidades melhora o desempenho dos alunos em vários aspectos. “Os jogos ajudam a desenvolver a parte cognitiva, melhorando a memória, imaginação, concentração e a atenção e o esporte ajuda na parte física e motora”, explica.

Para o professor Edison Santos, da Escola Sagrado Coração, os jogos e esportes ajudam a criar noções que os alunos levarão para toda a vida. “Competindo, eles aprendem que também estão sujeitos a perder e aprendem a lidar melhor com isso”, destaca.