Em 2019 Prefeitura gasta R$ 8,5 milhões com os salários dos professores a mais que os repasses para educação

7 de janeiro de 2020

No ano de 2019 a prefeitura de Francisco Beltrão gastou R$ 8,5 milhões no pagamento dos salários dos professores municipais a mais que os repasses recebidos para o setor de educação. Através do Fundeb foram repassados R$ 38 milhões para o pagamento de salários dos professores, mas o valor total da folha chegou a R$ 46,5 milhões.

Com isso os recursos próprios da prefeitura para o pagamento de salários chegou a R$ 8,5 milhões durante o ano passado. O município possui cerca de 1.050 professores atuando na rede municipal. O investimento mensal médio em salário para cada profissional em 2019 foi de R$ 3.700,00.

Nos setores de transporte de estudantes e da merenda escolar o investimento da prefeitura também é alto. Em 2019 os pagamentos para o transporte escolar foram de R$ 5,1 milhões. Deste total, R$ 4 milhões foram recursos da prefeitura e R$ 1,1 milhão de repasse.

No caso da merenda escolar, o investimento chegou a quase R$ 2,8 milhões. A prefeitura pagou R$ 1,6 milhão e R$ 1,2 milhão foram de repasses. Uma das principais preocupações da administração municipal é que os repasses não estão acompanhando esses números e o município precisa colocar mais recursos próprios para manter esses pagamentos.