Educadores discutem mudanças na grade curricular de escolas do campo

27 de março de 2015

Parte dos profissionais que participou do encontro, em Jacutinga

Profissionais das escolas do campo de Francisco Beltrão participaram de um encontro nesta sexta-feira (27) para debater a reformulação de conteúdos da grade curricular do ensino fundamental. Um dos objetivos é aproximar a proposta pedagógica das disciplinas à realidade do interior, adequando conteúdos.

“Queremos rediscutir a grade curricular para, sem afetar os conteúdos básicos do ensino fundamental, fazer com que os alunos criem maiores noções dentro de cada disciplina de como cada área do conhecimento se relaciona à realidade que ele vivencia diariamente”, explica a coordenadora das escolas do campo na Secretaria de Educação, Valdete Hang. O secretário de Educação, Viro de Graauw, e diretores pedagógicos também participaram do encontro, que reuniu cerca de 100 profissionais na Escola Parigot de Souza, em Jacutinga.

Atualmente, os alunos das últimas séries do ensino fundamental das escolas do campo têm uma disciplina complementar denominada Desenvolvimento Rural Sustentável (DSR), com aulas teóricas e práticas sobre diversos conceitos e saberes relacionados ao campo. No entanto, o tema precisa ser aprofundado dentro da formação básica dos alunos, segundo Valdete Hang.

A programação do encontro também serviu de preparação para a elaboração do Plano Municipal de Educação, que pretende elaborar diretrizes para as escolas do campo para os próximos dez anos. Em Francisco Beltrão, as sete escolas do campo atendem cerca de 1.300 alunos.