Dia da Conscientização do Autismo

2 de abril de 2020

Nesta quinta-feira, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Entende-se por ser um dia “azul” por ter prevalência de diagnósticos de autismo em indivíduos do sexo masculino. No Brasil, o transtorno afeta cerca de 2 milhões de pessoas. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tem o intuito de ajudar a esclarecer, dar visibilidade e quebrar preconceitos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Município de Francisco Beltrão vê na Educação e no ambiente escolar um espaço primordial para o desenvolvimento do autista. Dessa forma, a secretaria municipal de Educação promove ações através de um ensino inclusivo, que entenda as limitações e saiba trabalhar as competências do aluno com necessidades educativas especiais, para que ele amplie seu conhecimento cognitivo, afetivo, motor e seu relacionamento interpessoal.

A iniciativa tem por objetivo a inclusão no ensino regular através de uma metodologia pedagógica que consiga alcançar todos os alunos. A administração municipal também tem em nosso Município o CEMAEM (Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar) Maria de Fátima Péres Oliveira, que atende o público autista e promove ações que ajudam a superar as dificuldades e o sentimento de pertencimento a um grupo. O trabalho do CEMAEM é fundamental no processo de aprendizagem do indivíduo com Necessidades Educativas Especiais e o público com Transtorno do Espectro Autista. A educação é um exercício diário.

Para a Orientadora Educacional do Cemaem, Eliza Thome, ter um espaço de apoio educacional nos moldes do CEMAEM, que oferece orientação aos pais e profissionais, é um ganho para o município. A Coordenadora do CEMAEM, Giuliana Picanzo, relata que é  preciso que os professores e demais profissionais estejam preparados para lidar e conviver com alunos com diagnósticos diversos, incluindo os autistas, para que eles  possam compreender as individualidades e estimular as habilidades.

Segundo ela, “mencionar neste 02 de abril  o público Autista é ampliar a divulgação desse tema na sociedade beltronense, proporcionando informação para as  famílias buscarem uma avaliação ou diagnostico precoce, para poder atender com maior qualidade estes indivíduos”. Na sua visão o município de Francisco Beltrão segue firme na luta por uma educação inclusiva e de qualidade, mas muito ainda precisa ser feito para incentivar as famílias a buscarem atendimento e melhorar a qualidade de vida dos autistas em espaços que possam fazer a diferença na vida dessas pessoas.