Cleber oficializa central de interpretação de libras

8 de julho de 2019

Nesta Segunda-feira (08) o prefeito Cleber Fontana oficializou a instalação da  Central de Interpretação de LIBRAS na estrutura da secretaria municipal de Educação. Francisco Beltrão é o primeiro município do Sudoeste a prestar o serviço. O prefeito nomeou a intérprete de LIBRAS Monitiely Kummer, aprovada em concurso público, para prestar o serviço.

Participaram do ato de nomeação as vereadoras Elenir Maciel e Maria de Lourdes Pazzini, a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, a servidora Monitiely, Maria Daniela Mendes e Lucas Rigon Link, da Associação de Surdos. Cleber relatou que as duas vereadoras e a associação pleitearam a instalação do serviço e agora foi possível atender.

“Sabemos a importância que terá esse serviço. Trata-se de uma ação de acessibilidade que passamos a prestar. É um avanço que pretendemos ampliar ainda mais”, disse o prefeito. As vereadoras aproveitaram para agradecer o empenho da administração municipal para viabilizar o serviço.

A Central vai prestar apoio para deslocamentos, interpretação médica, jurídica, suporte ao mercado de trabalho e outros procedimentos, bem como para auxiliar os alunos das escolas municipais, estaduais ou particulares. O objetivo é promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais, garantindo acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade, preservando os seus direitos.

Quem precisar do apoio poderá se dirigir até a secretaria municipal de Educação, no mesmo prédio da prefeitura, ou manter contato pelo whatsapp, (46) 98404-1511. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira. Na semana passada o serviço começou a ser implantado de forma experimental e a partir de agora está funcionando em definitivo.

Monitiely Kummer, vereadoras Elenir Maciel e Lourdes Pazzini, prefeito Cleber, Maria Daniela Mendes, Lucas Rigon Link e Mariah Ivonete Silva