Carnês do IPTU já podem ser impressos

6 de fevereiro de 2020

Os contribuintes de IPTU de Francisco Beltrão já podem imprimir os carnês por meio do site da prefeitura franciscobeltrao.pr.gov.br.  De acordo com o secretário de Fazenda, Elóis Rodrigues, oficialmente a entrega será iniciada no dia 17 de fevereiro, mas por meio do site é possível imprimir em casa. “Sabemos que muitas pessoas gostam de se antecipar, inclusive para o pagamento, por isso estamos disponibilizando esta opção”, enfatiza Elóis.

       Após abrir o site é preciso clicar na opção IPTU e na sequência inserir numero de inscrição que consta nos carnês de anos anteriores. Depois deve selecionar “imprimir carnê com capa” e clicar em “imprimir 2ª via”. “Além da facilidade, todos tem a comodidade de fazer a impressão em casa”, explica o secretário.

        Quem quiser esperar, o período oficial de entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano será de 17 de fevereiro a 16 de março, no Espaço da Arte e nas unidades do Poupa Tempo da Cidade Norte e do bairro São Miguel. É importante que o contribuinte compareça com um carnê de anos anteriores para a verificação do número de inscrição, pois a impressão é feita na hora.

      São tributados cerca de 40 mil imóveis e os lançamentos chegam a R$ 25 milhões. Descontando as isenções e com a margem de inadimplência, a previsão é de uma arrecadação de R$ 16,5 milhões neste ano. Historicamente pelo menos 90% dos contribuintes pagam o IPTU em dia.

       O reajuste anual é feito conforme a variação do IGP-M e para 2020 foi de 3,97% sobre os valores praticados no ano passado. O índice ficou abaixo da inflação de 2019, calculada pelo IPCA, que foi de 4,31%. Quem pagar à vista até o dia 16 de março será beneficiado com desconto de 10%.

       Também é possível parcelar em até seis vezes ao longo do ano, dependendo do valor, mas sem desconto. Neste caso a primeira parcela também vence no dia 16 de março. O pagamento pode ser feito nos bancos Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, nas cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi e nas lotéricas.

Vencimentos

– À vista: 16 de março

– Duas parcelas – 16 de março e 15 de abril

– Quatro parcelas – 16 de março – 15 de abril – 15 de junho e 17 de agosto

– Seis parcelas – 16 de março – 15 de abril – 15 de junho – 17 de agosto –

                             15 de outubro e 16 de dezembro  




Pular para o conteúdo