Beltrão realiza Congresso de Educação

29 de janeiro de 2020

A abertura do ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino de Francisco Beltrão será na próxima semana com o Congresso Municipal de Educação com o tema “desafios, protagonismo e caminhos para uma educação de qualidade”. A iniciativa é da administração municipal, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura. Será na segunda-feira, dia 3 de fevereiro e na terça, dia 4, no teatro da Unisep e na Unipar. O evento reunirá 1.300 profissionais da educação e proporcionará 46 palestras.

A coordenadora do congresso e de formação continuada da rede municipal de ensino, Loise Rizzieri, destaca que será o maior evento de formação realizado até o momento pelo município. Participam professores municipais, estaduais e de escolas particulares, além de acadêmicos das universidades locais. O evento conta com o apoio da UTFPR de Francisco Beltrão e de Pato Branco, Unipar, Unioeste Sistema de Ensino Aprende Brasil – Positivo, Colégio Marista de Itapejara do Oeste, Sesc, Sicoob e Sicred.

Além de palestra com o Neurocientista Fernando Mazzilli Louzada, da UFPR, o congresso contará com a participação do escritor Geraldo Peçanha de Almeida, professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, professores doutores da Unioeste e da Unipar. Professores da rede municipal de educação de Francisco Beltrão terão a oportunidade de mostrar “cases” de sucesso da escola pública.

Serão oferecidas formações de música, arte, educação física, alfabetização, matemática, jogos e relacionadas a outros temas de interesse  das escolas e CMEIs. “A administração municipal e a secretaria municipal de Educação acreditam na formação de seus professores e que a qualidade da educação também passa pelo aperfeiçoamento profissional daqueles que preparam nossas crianças para serem cidadãos de bem e com grandes perspectivas na vida”, comenta Loise.

A abertura oficial do Congresso na segunda-feira (03) será às 08h00, no Teatro da Unisep, seguida de apresentação cultural e do roteiro de palestras que vai durar o dia todo. Na terça-feira (04) a programação durante o dia será na Unipar. O encerramento na terça-feira será às 19:30, novamente no Teatro da UNISEP, com a palestra “A rodada da paixão: a paixão de educar” com Emília Cipriano A sua presença no congresso conta com apoio do Sicred.