Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Ano letivo em Beltrão começa segunda-feira

Publicado em
A Escola Maria Basso Dellani, do bairro Presidente Kennedy, recebeu reformas e foi revitalizada para este ano letivo 

Nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, começa o ano letivo de 2020 nas 21 escolas e nos 19 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão, que atende mais de 10  mil crianças. Deste total, são 2.300 alunos de CMEIs, 1.300 do tempo integral e 1.000 das escolas do campo. Na Educação para Jovens e Adultos (Eja) são 150.

O transporte escolar atende 2.450 alunos, com 55 linhas. Diariamente são percorridos 6.500 quilômetros. Todos os dias são servidas 18 mil refeições na merenda escolar. O calendário escolar de 2020 prevê recesso a partir do dia 6 de julho, com retorno às aulas no dia 22 de julho. O ano letivo termina em 18 de dezembro.

Durante esse período o calendário escolar prevê várias atividades para os profissionais da educação e estudantes. O quadro de funcionários da rede municipal de ensino conta com mais de 1.000 professores, além de diretores, coordenadores, secretárias, educadores sociais, instrutores, merendeiras e serviços gerais, totalizando 1.300 profissionais. A equipe pedagógica da secretaria vai realizar visitas nas escolas e CMEIs na primeira semana de aula.

Para o ano letivo de 2020 foram convocados mais 38 professores para atender a demanda nas escolas e CMEIs. São 33 aprovados em concurso público e cinco de PSS. A secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, destaca que diretores, pedagogos, professores e servidores participam durante todo o ano de formações continuadas e capacitações. Inclusive nesta semana foi realizado o Congresso Municipal de Educação com a participação de 1.300 profissionais da área.

A secretária Mariah comenta ainda que para o Programa 2030 é utilizado o material do Sistema Aprende Brasil da Positivo que proporciona formação aos professores além do material didático. Todas as turmas de educação infantil que trabalham com alunos de quatro e cinco anos utilizam o Sistema Positivo. O governo do estado trouxe a proposta de utilizar o Sistema de Alfabetização Educa Juntos que será adotado nas escolas neste ano de 2020.

Os professores municipais de Língua Inglesa desenvolveram um material didático que será utilizado pela rede de ensino. Os professores recebem da secretaria municipal de Educação o caderno de planejamento escolar e todos os alunos da rede recebem a agenda escolar no início do ano letivo.

                                      Investimentos na estrutura

Durante o período de férias foram realizadas melhorias e reformas em escolas e CMEIs. A Escola Municipal Maria Basso Delani recebeu uma reforma geral e as escolas Maria Helena Vandresen e Epitácio Pessoa tiveram pinturas, construção de muro, e calçadas. Os CMEIs Carrocel e Aquarela tiveram ampliação de salas e banheiros. Foram investidos quase R$ 200 mil para melhorias nas unidades.

Nesta semana o prefeito Cleber Fontana autorizou o início das obras do prédio próprio da Escola Rubens Amélio Bonatto, do bairro Cristo Rei, que terá 12 salas de aulas, ala administrativa, refeitório e banheiros. O objetivo é concluir o projeto no decorrer do ano. Neste primeiro semestre mais dois CMEIs entram em funcionando, um no bairro Marrecas, que está em fase final de construção, e outro no bairro Nossa Senhora Aparecida, que funcionará em edificação alugada. Também será iniciada a construção de mais um CMEI na Cidade Norte, no bairro Sadia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.