Dia 28 começa a Via Tecnológica do Leite

21 de junho de 2017

18921663_679720928894365_2022964874794254450_n

Entre os dias 28 de junho a 02 de julho, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, em Francisco Beltrão, acontece a 7ª edição da Via Tecnológica do Leite, reunindo produtores, técnicos e convidados de toda região Sudoeste. Nesta edição são parceiros da administração municipal de Francisco Beltrão a Rural Leite, Seab e a Emater. A feira acontece a cada dois anos, sempre no ano subsequente ao de realização da Expobel, trás gado leiteiro da região e também de outros municípios do Paraná.

A produção de leite no Sudoeste do Paraná vem crescendo constantemente, tendo se tornado o sustentáculo das pequenas propriedades, gerando renda e oportunidade para as famílias rurais e tendo participação expressiva na economia da maioria dos municípios da região. Percebeu-se, no entanto, que deveria haver uma oportunidade na qual todos os envolvidos com a cadeia produtiva do leite se reunissem e traçassem rumos nas ações em desenvolvimento. Surge então o projeto da Via Tecnológica do Leite.

A cada edição a Via Tecnológica do Leite vem crescendo. Isto foi possível graças a perfeita integração e conexão dos segmentos públicos, privado e organizações que trabalham com um objetivo comum, a ampliação da oportunidade e renda das propriedades rurais. Segundo a diretora de Agropecuária da prefeitura, Maria Lucia Matarezi, durante a realização do evento acontecerá o encontro de entidades ligadas à cadeia produtiva, em especial a reunião da Associação dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente (ASSGMA). As palestras são relacionadas ao tema do evento, Bem-Estar Animal.

CLUBE DA BEZERRA

Um dos atrativos do da Via é a participação do Clube da Bezerra formado por crianças e adolescentes que residem no meio rural e tem idade entre sete e 14 anos. O julgamento acontece no dia dois de julho e serão premiados cinco animais, conforme classificação por mérito. O objetivo é incentivar crianças e adolescentes a continuar no campo. Para tanto, são capacitadas com relação ao manejo e criação das bezerras. “Queremos envolver as crianças nas atividades da família e da produção para que elas cresçam neste ambiente e continuem no campo, promovendo a sucessão familiar”, esclarece Maria.

Programação completa da Via:

28/06 – Quarta-feira:

Centro de Eventos:

8h – 18h: Recepção dos Animais

Auditório do Centro de Eventos:

14h – 17h: Reunião da ASSEMA – Associação dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente.

17h – 18h: Encontro de Conselhos de Sanidade Agropecuaria – CSA – Palestrante: Antônio Leoni Poloni. Assessor técnico da FAEP/SENAR. Ex-secretário da Agricultura.

Auditório do Restaurante:

14h – 18h: IV Encontro de Laticínios do Sudoeste do PR – Coordenação UTFPR.

Entrada do Centro de Eventos:

19h: Abertura Oficial.

29/06 – Quinta-feira:

Seminário Bem-Estar Aminal

Auditório do Restaurante:

8h – 9h: Recepção Caravanas

9h – 9:30h: Inscrições

9:30h –10:15h: Palestra “Relação da Produtividade com o Bem-Estar Animal”. Palestrante Luiz Rodolfo Sacavazza Gertner – MSc Médico Veterinário, CRMV 6973 PR. Coordenador Estadual da área de Produção Animal – Instituto Emater – Curitiba.

10:30h –11:30h: Palestra “Conforto Térmico Animal”. Palestrante Márcio Antônio Balisceri – MSc Zootecnista, CRMV 0256/Z PR. Extensionista Municipal – Instituto Emater – Terra Rica.

Auditório do Centro de Eventos:

13:30h – 15:30h: Palestra “Ambiência, Produção e Alimentação” Diferentes lados da mesma moeda.Palestrante Renato Palma Nogueira – Experiências: Zootecnista. Experiência em nutrição e manejo de vacas leiteiras. Consultor técnico nacional. Professor na Universidade Tuiuti e Poços de Caldas.

15:45h – 16:45h: Palestra “Utilização de aditivos, ajuste fino da alimentação de bovinos leiteiros”.Palestrante Edgar Moser Neto – Zootecnista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Pós Graduado em Nutrição de Ruminantes pela PUC do Paraná.

19h – 21h: Palestra “Biodigestores”. Palestrante Evandro Carlos Barros – Embrapa – Concórdia – SC.

Centro de Eventos:

8h -18h: II Mostra Regional de Queijos.

8h -22h: Feira das Agroindústrias.

30 – 6/Sexta-feira:

SEMINÁRIO BEM-ESTAR ANIMAL
Auditório do Restaurante.

8h-9h: Recepção Caravanas.

9h-9:30h: Inscrições.

9:30h-10:l5h: Palestra “Relação da Produtividade
com o Bem-Estar Animal”.
 Palestrante Luiz Rodolfo Sacavazza
Gertner – MSc Médico Veterinário, CRMV 6973 PR. Coordena-
dor Estadual da Área de Produção Animal – Instituto Emater –
Curitiba.

0256/Z PR. Extensionista Municipal-Instituto Emater – Terra
Rica.

Centro de eventos:

8h-18h: 11 Mostra Regional de Queijos.

8h-22h: Feira das Agroindústrias.

9:30h -10:l5h: Palestra “Relação da Produtividade com o Bem-Estar Animal”. Palestrante Luiz Rodolfo Sacavazza Gertner – MSc Médico Veterinário, CRMV 6973 PR. Coordena­dor Estadual da Área de Produção Animal – Instituto Emater – Curitiba.

10:30h – ll:30h: Palestra “Conforto Térmico Animal”. Palestrante: Márcio Antônio Baliscei. MSc Zootecnista, CRMV 0256/Z PR. Extensionista Municipal – Instituto Emater – Terra Rica.

Centro de eventos:

8h-18h: II Mostra Regional de Queijos.

01/07 – Sábado:

08:30h – 10h: Visita Técnica à propriedade de Maciel Comunello – Biodigestor.

Auditório centro de eventos

09:30h – ll:30h: Palestra “Ambiência, Produção e Alimentação” Diferentes lados de uma mesma moeda.

Palestrante: Renato Palma Nogueira- Experiências: Zootec­nista. Experiência em nutrição e manejo de vacas leiteiras. Consultor técnico nacional. Professor na Universidade Tuiuti e Poços de Caídas.

Pista de julgamento

13h: Julgamento Gado Holandês.

02/07 – Domingo:

Pista de julgamento

9h: Julgamento Clube da Bezerra.

Restaurante do parque

12h: Boi no Rolete.

Centro de eventos:

8h-16h: Feira das Agroindústrias.