Na abertura da Expobel, discursos enaltecem crescimento da feira

7 de março de 2014

Lideranças do estado e da região participaram da abertura oficial, na noite de sexta-feira em frente ao Centro de Eventos

Mesmo sem combinar, as lideranças que abriram na noite desta sexta-feira e 26ª edição da Expobel, entoaram um clima de otimismo bastante parecido em seus discursos. O principal destaque foi o crescimento da feira, que hoje se consolida como uma das maiores do estado e do Sul do Brasil.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto, por exemplo, que abriu a feira com o presidente da Associação Empresarial (Acefb), Antonio Pedron, atribuiu à união das instituições e pessoas do município o sucesso de cada edição. “Este é um fator importante, talvez o principal, para que a cada biênio façamos uma das melhores feiras multissetoriais do país, e que cresce a cada edição”, afirmou.

Já em outros discursos, como o do deputado estadual Ademar Traiano, que representou o governador Beto Richa, foi a história do evento que esteve em evidencia: “lembro quando visitei a Fenafe, a antiga festa do feijão, que foi o embrião da revolução agrícola do Sudoeste, e que na época uniu as pessoas para sua realização”.

A Fenafe foi uma feira realizada em 1967 para mostrar a tecnologia agrícola de Francisco Beltrão, município que na época era um dos principais produtores de feijão do país. Com o tempo, a Fenafe se moldou à realidade econômica local, passou a agregar os setores de indústria e comércio e de suínos e depois virou Expobel, incorporando diversos segmentos comerciais.

Desde a primeira edição, a feira sempre é realizada no parque de exposições, que neste ano tem como novidade o novo setor agropecuário e o recinto de leilões, uma área de mais de 24 mil m2 que abrigará gado de corte e de leite e ovinos e caprinos.

Representatividade

O evento de abertura da Expobel foi um dos mais bem prestigiados dos últimos tempos. No palanque, além dos organizadores e patrocinadores, estiveram quatro deputados estaduais – Caito Quintana, Ademar Traiano, Luciana Rafagnin e Nelson Luersen –, um secretário de estado – Norberto Ortigara, da Agricultura – e os diretores da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Nivaldo Pagliari, além dos presidentes da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Edson Campagnolo, da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Ricardo Ortiña, e da Acamsop/13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste), Ladair ‘Sócrates’ Cavilha. Os deputados Assis do Couto e Rose Litro enviaram representantes.