Beltrão poderá ter região metropolitana com outros 26 municípios

27 de fevereiro de 2015

Prefeito Cantelmo Neto visitou o deputado estadual Nelson Luersen, que subscreve o projeto, para conhecer a proposta que transforma a microrregião em região metropolitana

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná poderá criar a região metropolitana de Francisco Beltrão juntamente com outros 26 municípios que já fazem parte da microrregião. A proposta foi conhecida pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto nesta semana, em visita ao deputado estadual Nelson Luersen, que subscreve o projeto.

A instituição da região metropolitana abrangeria a partir de Renascença toda a área Oeste do Sudoeste do Paraná, incluindo os municípios da fronteira com a Argentina e os banhados pelos lagos. Pela proposta, a região metropolitana teria um conselho deliberativo com cinco membros e outro consultivo, com integrantes de todos os municípios e da sociedade.

Segundo o prefeito Cantelmo Neto, a criação de regiões metropolitanas é uma tendência e colaboraria na união regional, principalmente para debater temas de interesse comum entre os municípios. “Várias regiões do estado estão sendo transformadas em regiões metropolitanas; isso facilita o debate e adoção de medidas visando o planejamento e desenvolvimento regional e para nós representa um grande avanço”, explica.

O projeto ainda precisa passar pelas comissões da Alep antes de ser votado em plenário e sancionado pelo governo do Estado.

Municípios que integrariam a Região Metropolitana de Beltrão

Ampére