Unidade da Embrapa será oficializada durante a Expobel pela ministra Kátia Abreu

2 de março de 2016

Prefeito Cantelmo Neto na reunião da Expobel: “Embrapa terá efeito tão importante quanto a vinda de universidades foi para a região”

O Secretário de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão, Nelcir Basso, anunciou nesta quarta-feira (2) a confirmação da implantação da unidade da Embrapa na região Sudoeste. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, virá a Francisco Beltrão em evento que acontecerá durante a Expobel para oficializar a instalação da empresa pública em uma parceria com os campi da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) de Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco.

“Sem dúvidas é um momento histórico e mérito do envolvimento de muitas pessoas da região. Até agora vínhamos fazendo um trabalho de articulação com as instituições ligadas a agricultura, prefeituras e as universidades para criar um modelo viável que permitisse a instalação da Embrapa na região; daqui em diante é que o trabalho começará efetivamente, com a destinação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas”, afirma Basso.

Denominada Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), a Embrapa do Sudoeste terá o foco na agricultura familiar e será implantada através da UTFPR, que já possui expertise em pesquisas agropecuárias.

A implantação irá ocorrer na sexta-feira, 11 de março, no auditório da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) em uma programação dentro da Expobel que incluiu ainda palestras, reuniões e assinatura de convênio entre a Prefeitura de Beltrão e CI Biogás para instalação de biodigestores em propriedades do município.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a vinda da Embrapa é tão importante quanto a criação das primeiras faculdades na região. “Quando a Facibel, por exemplo, foi criada, pouca gente imaginava que um dia o ensino superior seria tão importante para a região por representar desenvolvimento econômico e, sob o viés social, produção de conhecimento que é compartilhado. A Embrapa na região tem o mesmo efeito e em alguns anos trará significativos avanços na nossa agropecuária”, afirma o prefeito.