Programa da Prefeitura beneficia 2 mil produtores de leite com melhoramento genético do gado

31 de março de 2016

Produtores rurais de Francisco Beltrão que trabalham com a atividade leiteira estão recebendo incentivos para o melhoramento genético do plantel. Através do Programa de Inseminação Artificial (PIA), cerca de 2 mil produtores são beneficiados direta e indiretamente com sêmens das raças Jersey e Holandesa e assistência técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Somente em 2015, mais de R$ 300 mil foram investidos na compra de sêmen e recarga de nitrogênio nos botijões dos quase 200 inseminadores comunitários. “Este é um programa que estamos aprimorando e articulando com outros projetos para buscar melhores resultados”, afirma o secretário da pasta, Nelcir Basso. Atualmente, Beltrão lidera a produção leiteira da região com uma produção anual de mais de 70 milhões de litros.

Através do PIA, os inseminadores comunitários recebem as doses de sêmen e o nitrogênio da Prefeitura e cobram apenas o deslocamento e materiais complementares para inseminar os animais dos produtores de cada região do interior do município. A prática barateou o preço da inseminação, o que está melhorando a qualidade genética do gado, mesmo em pequenas propriedades, e aumentando a produção média por animal.

O processo inicia com a escolha das características do sêmen adquirido pela Prefeitura. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural avaliam as características necessárias aos animais e que melhor se adéquam à realidade local para definir o tipo de sêmen licitado, e que atualmente é fornecido por três empresas.

“A gente observa a produção leiteira, melhoramento do ubre, células somáticas, a vida produtiva do animal e uma série de fatores para escolher o melhor em termos genéticos para nossos produtores”, explica o médico veterinário Lucas Reinehr. “Com o programa, possibilitamos que um pequeno produtor de Beltrão tenha acesso ao mesmo material genético de um grande criador”, completa.

Dentro do Programa Leite + Vida no Campo, a Prefeitura também trabalha projetos segmentados com os produtores de leite, acompanhando e orientando quanto ao manejo de pastagens e alimentação, melhorias em infraestrutura, controle leiteiro e sanidade animal.